Dois shoppings populares do Rio de Janeiro, como o Rio Sul, lidam com fechamento de lojas e lutam para sobreviver em 2024
No Brasil, os shoppings são vistos como um dos empreendimentos de maiores sucessos, mas, nem sempre a tarefa de mante-lós é fácil. Ao longo dos anos, alguns estabelecimentos tornaram-se queridos, enquanto outros lutam para sobreviver em 2024.
Nesta quinta-feira, 15, iremos mostrar a situação de dois shoppings populares do Rio de Janeiro, rivais do Rio Sul, que lutam para sobreviver e não declarar a falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Jardim Guadalupe e Via Brasil. Os dois empreendimentos vieram com a intenção de balançar o Rio de Janeiro, mas, neste ano, passaram a lidar com o fechamento de lojas. As informações são do portal Diário Rio.
Primeiramente, iremos falar sobre a situação do Via Brasil. Inaugurado em 2011, com quatro pisos e capacidade para 150 lojas, o empreendimento chegou para bater de frente em seus rivais, como o Rio Sul.
O centro comercial, localizado em Vista Alegre, passou a ter problemas por conta do difícil acesso, seja para pedestres ou veículos. O empreendimento foi construído fora de uma área de grande circulação de pedestres no bairro, o que prejudica sua atratividade natural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O empreendimento já abrigou grandes marcas como C&A, Leader e Riachuelo. No entanto, atualmente conta com cerca de 60 lojas abertas.
Mesmo com as dificuldades, o Via Brasil está focado em crescer. Além da criação de uma passarela para ligar os pontos de ônibus da Avenida Brasil à sua entrada, na Rua Itapera, o local lançou três grandes operações gastronômicas e novas lojas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTA DO VIA BRASIL
O Via Brasil informou que “o shopping vive um novo momento com a chegada de operações de peso, que representam 7.200 m² de ABL. Informou ainda que somente no ano passado, três grandes operações gastronômicas foram inauguradas no espaço. Além disso, destaca que uma filial dos Correios já está com obra em andamento e uma escola bilingue também abrirá filial no empreendimento. A direção comemora também a chegada, nos próximos meses, da loja Nalin”, ao portal Diário Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jardim Guadalupe
localizado na Avenida Brasil, surgiu com a promessa de atingir cerca de 170 mil cariocas nos bairros próximos como Deodoro, Guadalupe, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel e Coelho Neto.
No entanto, o empreendimento opera com apenas cerca de 80 das 191 lojas planejadas. Os lojistas, em sua maioria, são pequenos negócios.
Para solucionar o baixo volume de consumidores, a administração investiu em uma área externa, que oferece algumas opções de bares.
A prática deu certo, uma vez que o local registra maior movimento em dias de jogo e nos finais de semana.
De acordo com o portal Diário Rio, um dos problemas do local é a criminalidade e ao baixo poder de compra da região. O shopping já enfrentou episódios de assaltos em seus acessos, o que contribuiu para afastar o grande público.
Por conta dos fechamentos, os empreendimentos precisam passar por reformulações para continuar no mercado e não fechar, fato que traria uma espécie de falência.
NOTA DA EMPRESA
Em nota, o Shopping Jardim Guadalupe esclarece que “sua equipe comercial está em fase avançada de negociação de novas lojas e tratativas comerciais, que visam ampliar o mix de opções de compras, lazer e gastronomia do shopping center nos próximos meses”.
Qual melhor shopping para fazer compras no Rio de Janeiro?
Como havíamos mencionado, os brasileiros adoram passar o tempo livre nos shoppings. Mas, qual é o melhor empreendimento para fazer compras no Rio de Janeiro?
De acordo com o portal hotéis, os melhores lugares são o Shopping Village Mall, Shopping Rio Sul e Shopping Leblon.