O 14° salário do INSS teve duas viradas nos últimos meses, passando de Projeto de Lei para uma arquivada indesejada
O 14° salário é um benefício aguardado por todos os beneficiários do INSS, e teve duas viradas decisivas que geraram euforia em todos.
Por conta de se tratar de uma notícia que envolve milhões de pessoas, é comum que pessoas maldosas passem a divulgas fake news, para enganar os mais vulneráveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o próprio portal do Senado, o governo revelou as últimas novidades envolvendo o 14° salário e as notícias não são animadoras.
Vale lembrar que ele entrou como Projeto de Lei, em 2020, através do PL 3.657/2020, do senador Paulo Paim, na época em que a pandemia aterrorizava os brasileiros.
Apenas um Projeto de Lei
A ideia do Projeto de Lei em que colocava em discussão a criação do 14° salário, se deu em um momento delicado financeiramente aos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque estava no auge da pandemia da Covid-19 e seria uma espécie de abono extra para os beneficiários saírem dessa situação delicada.
Porém, esse projeto não chegou a nem a ser votado e acabou arquivado, portanto não está mais em análise e não entrará em vigor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
● Aposentadoria imediata hoje (23): 15 doenças garantem aposentadoria sem fila pelo INSS em apenas 9 passos
● INSS confirma saque de R$ 1412 hoje (23) e mais 3 presentões aos aposentados antes de 2025
“Voltou a circular nas redes sociais a informação de que será votado um projeto de lei que institui o 14° salário para aposentados e pensionistas. Essa informação é falsa”, destacou o portal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, revelou que não existe nenhuma proposta legislativa com essa finalidade em andamento no Senado Federal. Portanto qualquer informação sobre sua aprovação, no momento, é falsa.
Saiba quem receberia o 14° salário, em caso de aprovação
A ideia do Projeto de Lei estabelecido em 2020 era conceder um abono para os segurados do INSS, principalmente no momento em que a pandemia da Covid-19 estava mais forte.
Dessa maneira, aqueles que recebem aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente-auxílio-reclusão e pensão por morte teriam o direito ao 14° salário.
Porém a proposta não andou e nenhum beneficiário contará com esse extra em 2024 e pelos próximos anos, como tudo indica.
De acordo com o site do Serasa, o valor do 14° salário seria o equivalente ao pagamento que já está em vigor, do 13° salário.
Assim, a ideia é que ele fosse o equivalente ao que cada aposentado e pensionista já recebe do INSS, com um teto máximo estipulado.
Conclusões finais
O Senado, através de seu site oficial, revelou que o Projeto de Lei em que traz o abono do 14° salário está arquivado.
Portanto os beneficiários do INSS não contarão com esse valor extra pelos próximos anos, como tudo indica.
Quando começa o pagamento do INSS em outubro?
O pagamento do INSS no mês de outubro terá início a partir do dia 25, para aqueles que possuem o final do NIS 1 e que recebem apenas o salário mínimo.