Ana Paula Araújo é titular do Bom dia Brasil
Acontece que os beneficiários do Bolsa Família estão repletos de novidades com nova lei com benefício e decreto de Lula. Sendo assim, a titular do Bom Dia Brasil (BDBR), Ana Paula Araújo sempre atualiza os brasileiros sobre as mudanças do programa de transferência de renda do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em fevereiro, a jornalista da Globo acabou esclarecendo algumas dúvidas sobre 2 viradas do Bolsa Família. A primeira delas é que a Câmara dos Deputados aprovou o projeto da Tarifa Social de Água e Esgoto, que envolve os beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
SAIBA MAIS! Beneficiários em FESTA: 3 vitórias mais esperadas do Bolsa Família chegam com AUMENTO a partir de março
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Câmara aprovou ontem um projeto, que uma Tarifa Social de Água e Esgoto aos brasileiros com menos renda. Se passar no Senado, essa proposta dá um alcance nacional a uma medida que já existe em alguns estados”, destacou a jornalista.
Em seguida, Heraldo Pereira entrou com mais informações sobre o projeto, que já está em vigor em alguns locais, mas desta forma conseguiria atingir um âmbito nacional.
“Tarifa Social já é pontualmente aplicada para o consumo de água e esgoto. O projeto aprovado ontem na Câmara dos Deputados, estabelece uma diretriz nacional para o benefício, semelhante a Tarifa Social de Energia Elétrica”, revelou o apresentador.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o projeto, existem 4 milhões de famílias que se enquadrariam nessa medida. Para se enquadrar nos benefícios as pessoas precisam seguir os seguintes requisitos:
- Renda per capita de meio salário mínimo – R$706;
- Seja inscrito no CadÚnico;
- Pessoas com deficiências;
- Idoso que recebe o BPC;
O desconto será aplicado até o consumo de 15 metros cúbicos e poderá ser de 50% do totalidade da tarifa ou 7,5% do Bolsa Família, o equivalente a R$ 45 reais. O consumidor poderá escolher o menor valor, dentre essas duas opções.
QUAL FOI O DECRETO DE LULA SOBRE O BOLSA FAMÍLIA?
Já na edição que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2024, Ana Paula Araújo expôs que milhares de beneficiários do Bolsa Família estavam sendo bloqueados por conta da revisão de cadastros que começou no ano passado após a nova lei que pedia uma revisão no programa social.
“Um milhão e 700 mil brasileiros foram cortados do Bolsa Família. Isso depois daquela revisão do cadastro que começou em março do ano passado. Qual a explicação para esses cortes, o que foi encontrado nesse pente fino?”, questionou Ana Paula Araújo antes de passar o bastão para a reportagem.
Conforme informações, as famílias afetadas foram aquelas classificadas como unipessoais, ou seja, compostas por apenas um membro. Até 2022, haviam no país 5,8 milhões de famílias unipessoais em dezembro de 2022. Por conta disso, um cruzamento de dados de acordo com as bases do governo foi iniciado.
Nesse pente fino, constatou que essas pessoas que foram bloqueadas se diziam unipessoais e, na verdade, dividiam casa com outros parentes. Por conta disso, estavam fora das normas exigidas pelo programa.
Uma dica para não ser bloqueado, é manter os dados do CadÚnico atualizados. Além disso, não mentir a respeito da sua situação financeira. Se de fato mora sozinho, é preciso provar isso para evitar cair no pente fino do Governo Federal.