Comunicado do Senado e mais novo anúncio do Governo Lula acertam em cheio aposentados que estão a espera de novidades a respeito do pagamento do 14° salário mínimo
Muito se especula sobre o 14° salário mínimo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Hoje, é garantido por lei que aposentados recebam até 13° salário, e há uma esperança por parte de muitos idosos que um novo salário seja pago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E de fato existia um projeto que tinha o objetivo de garantir mais um benefício. Por conta disso, começaram a vazar informações que o INSS iria pagar o 14° salário mínimo aos aposentados e isso fez com que milhares de idosos ficassem eufóricos.
Contudo, o Senado Federal, esclareceu que qualquer informação afirmando pagamento desse salário extra não passa de uma notícia falta. Através do site oficial do Senado, o projeto que havia, até arquivado já foi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do PL 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), inspirado numa Ideia Legislativa apesentada por meio do portal e-Cidadania. O objetivo era conceder um abono para os segurados e dependentes da Previdência Social, incluindo os beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, durante a pandemia de covid-19.
Porém, esse projeto não foi votado e em maio do ano passado foi considerado prejudicado e arquivado, por não ter sido aprovado até o final da legislatura (2019 – 2023). Portanto, não está mais em análise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
POSICIONAMENTO DO GOVERNO LULA
Em 6 de março de 2023, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, concedeu uma entrevista ao jornal O GLOBO e explicou que aprovar um salário extra seria muito difícil, por conta dos custos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse o ministro do Governo Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS JÁ PAGOU O 13° DOS APOSENTADOS?
As duas parcelas já foram pagas nos meses de abril e maio. Todos os beneficiários que tinham direito ao benefício já receberam. Vale destacar que o benefício foi adiantado em 2024.