Nova lei do IPVA chega para salvar o bolso dos motoristas, que estão comemorando
Uma nova lei do IPVA chega assim que virar o ano, e chega junto com 2 vitórias para salvar o bolso dos motoristas, que estão comemorando com a notícia e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mês de janeiro é bastante complicado para o bolso dos brasileiros, que lidam com a chegada dos principais impostos do ano e os donos de veículos precisam se programar bastante para conseguir pagar o imposto.
De acordo o portal ‘R7’, o valor do IPVA varia de acordo com o valor do carro e também do estado em que a pessoa mora. Em São Paulo, por exemplo, para carros de passeio o preço a ser pago é de 4% em relação ao valor total do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motorista tem a opção de efetuar o pagamento do imposto em uma única vez, em janeiro, para ter um desconto de 3%. Em uma única vez em fevereiro, mas sem desconto, ou fazendo a parcela em até 5 vezes, para terminar de pagar em maio de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, ainda segundo o site ‘Uol’, há uma maneira de parcelar o pagamento em até 12 vezes, através do aplicativo ‘Zul+’, que é uma parceria entre o site e o Grupo Estapar e já conta com mais de 4,5 milhões de usuários.
O pagamento ainda pode ser realizado pelo PIX, cartão de crédito podendo parcelar em até 12 vezes, débito, Google Pay e Apple Pay. Por tanto, agora dá para diluir o pagamento do imposto durante o ano inteiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, uma nova Lei que já está em vigor permite que uma parcela dos condutores não paguem o IPVA, mas depende da legislação de cada estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda e também quem é portador de autismo possuem o direito à isenção do IPVA, mas as regras variam de acordo com cada estado.
Em grande maioria, o teto para a isenção de 100% é de 70 mil reais, enquanto o valor parcial é de até R$100 mil, como os casos de moradores do Acre, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os carros com mais anos de fabricação também contam com a isenção do imposto, que varia de estado para estado, sendo:
- A partir de 10 anos: Rio Grande do Norte e Amapá
- A partir de 15 anos: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão,
- Rondônia, Sergipe e Tocantins
- A partir de 18 anos: Mato Grosso
- A partir 20 anos: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas
Veículos híbridos e elétricos, em nove estados e no Distrito Federal também concedem a isenção do IPVA.
Onde fica disponível a comprovação do pagamento do IPVA?
Após realizar o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no portal do Poupatempo, selecionando o item ‘Licenciamento Digital’.