UFFA!

Fim da semana de 5 dias úteis: Nova lei trabalhista é armada com 2 vitórias e redução de carga horária a CLTs

16/10/2024 às 14h20

Por: Lennita Lee
CLTs vislumbram fim da carga horário de 5 dias uteis semanais graças à nova lei trabalhista armada (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Internet)
CLTs vislumbram fim da carga horário de 5 dias uteis semanais graças à nova lei trabalhista armada (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Internet)

Sonho da maioria dos trabalhadores CLTs pode sair do papel, graças à uma nova lei trabalhista armada que visa reduzir os dias trabalhados da semana

O sonho de muitos trabalhadores CLT pode estar prestes a se tornar realidade, graças a uma nova proposta de lei trabalhista que visa reduzir a semana de trabalho:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Indo de 5 para 4 dias semanais sem corte no salário:
  • Sendo assim, o trabalhador acabaria ganhando um dia folga a mais

Essas vantagens representam duas vitórias, pois protegem o bem-estar do trabalhador e, ao mesmo tempo, podem aumentar ainda mais a produtividade, como veremos ao longo da matéria.

Debate no Senado

Ainda em julho de 2023, o time do Tv Foco especializado em leis trabalhistas em conjunto com as informações coletadas pelo portal Agência Senado informou que ao menos 3 propostas de lei visam essa redução de jornada sem descontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a pesquisa do Instituto DataSenado, realizada em abril de 2024 em parceria com o gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), reforça a relevância da proposta:

  • 85% dos trabalhadores acreditam que a qualidade de vida melhoraria com um dia livre a mais por semana.
  • 78% afirmam que conseguiriam manter a mesma produtividade com uma jornada reduzida.

De acordo com essa mesma pesquisa, foi apontado que o tempo livre seria usado principalmente para passar mais tempo com a família, cuidar da saúde e buscar capacitação profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em andamento

Um dos principais projetos em discussão é o Projeto de Lei 1.105/2023, de autoria do senador Weverton (PDT-MA).

Ela que ainda se encontra em tramitação, propõe a flexibilização da jornada por meio de acordos coletivos sem perda salarial.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O senador argumenta que a redução da carga horária pode aumentar a produtividade e melhorar a saúde mental dos trabalhadores.

  • Impacto positivo na saúde: Segundo Weverton, a redução da jornada contribui para uma vida mais saudável, ajudando a combater a ansiedade, depressão e doenças relacionadas ao estresse.
  • Aprovação na CAS: O projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em dezembro de 2023, mas foi direcionado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde ainda aguarda votação.

Experiências internacionais e no Brasil:

Conforme dito acima, algumas empresas- até mesmo fora do país, já tem praticado essa redução da jornada de trabalho:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Holanda, Bélgica, Dinamarca e Alemanha já testam semanas de trabalho com até 32 horas;
  • No Chile, uma nova lei aprovada em 2023 reduziu a jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais.
  • Na Espanha, o governo investiu milhões de euros para incentivar empresas a adotarem a jornada de quatro dias por semana, sem redução salarial.

No Brasil a tendência é aplicada através do programa 4 Day Week Brazil, uma versão nacional de um projeto neozelandês.

Entre janeiro e julho de 2023, 21 empresas nacionais participaram de um piloto de redução da jornada, adotando o modelo 100-80-100 (100% de produtividade, 80% de jornada, 100% de salário).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com um relatório parcial produzido pela Reconnect Happiness at Work em parceria com a FGV:

  • 82% dos trabalhadores relataram sentir-se mais dispostos;
  • 64% notaram uma redução significativa na sensação de exaustão.

Quais são os desafios para o Brasil implementar a redução de jornada de trabalho?

Embora a proposta tenha apoio popular e resultados promissores, setores como comércio e serviços ainda apresentam resistência, segundo o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

Entretanto, a busca por alta produtividade e a cultura de um único dia de descanso são desafios que precisam ser superados no Brasil.

Porém, a tramitação dessas propostas no Senado traz uma certa esperança.

Agora, para saber sobre mais folgas e direitos trabalhistas de forma mais completa, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

Conclusões finais:

Em suma, a redução da jornada de trabalho de cinco para quatro dias, sem cortes salariais, representa um avanço significativo para os trabalhadores brasileiros.

A aprovação de propostas como o Projeto de Lei 1.105/2023 pode trazer mudanças estruturais positivas porém ainda precisam mudar alguns conceitos sobre folgas.

Afinal de contas o Brasil ainda demonstra ser bem resistente quanto a isso.

🚨 Ex de Davi quer metade de TUDO + Huck ganha MAIOR concorrência + Band confirma VOLTA de estrela    

CLTs
Leis trabalhistas
redução da jornada de trabalho
Vitórias

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.