ESCÂNDALO

Culpada por 20 mortes e falência: O fim avassalador de marca queridinha dos carros por erro gravíssimo

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Marca queridinha das montadoras entrou em falência (Foto: Freepik)

Uma marca queridinha das montadoras foi responsável por pelo menos 20 mortes nos últimos anos e entrou em falência

Uma empresa de autopeças precisou fechar as portas após seus produtos causarem a morte de pelo menos 20 pessoas pelo mundo. A marca, que declarou falência, ficou responsável por produzir um dos maiores escândalos da história do setor de automóveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Takata seria a responsável por produzir por anos airbags ‘assassinos’. A empresa declarou falência em junho de 2017, após ser alvo de várias acusações, principalmente no Brasil. No ocasião, 17 pessoas haviam morrido por causa do equipamento.

De acordo com o Auto Esporte, o grupo anunciou ter iniciado o procedimento de insolvência “ante um tribunal de Tóquio e nos Estados Unidos”. Além disso, a filial americana, com sede em Delaware, e suas diferentes unidades, principalmente na China e México, lidaram com consequências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Airbag assassino da Takata (Foto: Reprodução/R7)

VÍTIMAS BRASILEIRAS

Em 13 de setembro de 2012, o airbag da Takata fez uma terceira vítima no Brasil. O equipamento de proteção tinha um erro ao ser acionado. Os veículos, com impacto, abriam a bolsa e atiravam estilhaços de aço a 300 hm/h contra os passageiros.

De acordo com o Auto Papo, a terceira vítima fatal era um policial em um Honda Civic, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele bateu no carro da frente, o airbag foi acionado, mas a violência do dispositivo causou sangramento no tórax. Na ocasião, o airbag já havia feito 20 vítimas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL FOI O FIM DA TAKATA?

A Takata abriu um recall antes de entrar em falência e, entre os 100 milhões de veículos convocados, 3,5 milhões estavam no Brasil. A publicação dá conta de que cerca de 1 milhão ainda circulam nas ruas com esses dispositivos.

Além dos problemas com os airbags, a empresa japonesa também produziu cintos de segurança com falhas. A marca é responsável pelo maior recall da história.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fábrica da Takata em Jundiaí, São Paulo (Foto: Sindicato dos Metalúrgicos)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile