A Anvisa exerce papel fundamental, controlando e evitando que produtos que façam mal cheguem aos lares brasileiros
Mais de 200kg de carne podre encontrados em estabelecimento comercial. Sendo assim, a Anvisa interditou açougue de mercado popular no RJ em 2025.
A partir de informações do portal BandNews FM e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em Anvisa, detalha agora o mercado multado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a principal função do açougue é garantir aos clientes cortes de carne de qualidade, atendendo às suas preferências e necessidades.
Porém, nem sempre isso acontece, o que obriga a Anvisa a entrar em ação. No dia 11 de março de 2025, após denúncias de consumidores, açougue foi interditado.
ANVISA INTERDITOU AÇOUGUE?
A fiscalização da Anvisa e do Procon Carioca identificaram irregularidades sanitárias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Baratas, moscas e pelos de roedor: Decreto da ANVISA traz descoberta assustadora em Ketchups no Brasil
● 30 kg de creme de cabelo no lixo: Vigilância Sanitária interdita queridinha das 45+ após risco grave no RJ
● Peeling tóxico: ANVISA baixa decreto e proíbe marca nº1 entre as 50+ após descoberta de substância nociva
O açougue do mercado foi interditado após 265 quilos de alimentos impróprios para o consumo serem encontrados no local.
O supermercado em questão foi preservado pela fonte. Porém, o mesmo é localizado em Vila Isabel, Zona Norte do RJ.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Do total de produtos impróprios, 43 quilos eram de carne. Azeitonas, pães, queijos e biscoitos somam o total restante.
As carnes estavam fora do prazo de validade e situações precárias de higiene, como moscas mortas nas bandejas e nas prateleiras das geladeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também foi averiguado equipamentos frigoríficos sem manutenção e a péssima conservação dos alimentos.
MERCADO SE MANIFESTOU?
Ao portal Grande Tijuca, o supermercado que mantinha o açougue irregular, emitiu um comunicado, esclarecendo a situação.
A empresa destacou que a carne apreendida estava dentro do prazo de validade, mas problemas no manuseio das etiquetas provocaram confusão durante a fiscalização.
Sendo assim, a nota pontuou que o supermercado está reavaliando as práticas internas e treinando funcionários para impedir futuros incidentes.
“A carne estava devidamente acondicionada e o item em questão estava na validade sim, porém como trabalhamos com a carne no osso, e não embalada, o responsável não fez o manuseio correto da etiqueta de validade. Ficou sub entendido pelo órgão responsável como mercadoria imprópria em relação aos demais itens estamos reavaliando as condutas e procedimentos dos nossos colaboradores”, informou em nota o mercado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, a interdição de açougue evidencia a necessidade de fiscalização constante e de denúncias por parte da sociedade.
- Porém, somente com a colaboração entre população e autoridades será possível manter a integridade do consumo alimentar e punir quem põe em risco à saúde pública.
- Desse modo, açougue instalado em supermercado no RJ acabou sendo interditado pela Anvisa, após irregularidades sanitárias.
AFINAL, COMO REALIZAR UMA DENÚNCIA AO PROCON CARIOCA?
Sendo assim, é importante que os consumidores fiquem atentos nos produtos interditados pela Anvisa.
O consumidor pode entrar em contato com o Disque Procon-RJ através do telefone 151 ou pelo e-mail reclame@procon.rj.gov.br, caos encontre irregularidades nos estabelecimentos cariocas.
“Desse modo, veja matéria completa sobre Record confirma interdição de fábrica nº1 e descoberta liga alerta da ANVISA no RJ”.