O ano de 2024 chega trazendo uma virada extraordinária para os idosos com mais de 60 anos com vários benefícios
Em 2024, os idosos com mais de 60 anos podem esperar uma verdadeira revolução em suas vidas financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a chegada de 4 contas isentas e outros 4 benefícios incríveis, este ano promete ser um marco para aqueles que tanto contribuíram ao longo dos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ANO DA VIRADA!
É tempo de comemorar para os idosos com mais de 60 anos! O ano de 2024 traz consigo uma virada de sorte, com uma série de benefícios e isenções que vão deixar muita gente feliz da vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiro, vamos falar do IPTU, aquela taxa chata que todo mundo tem que pagar. Mas, de acordo com o UOL, os idosos podem ficar tranquilos porque, em algumas situações, eles têm isenção nessa conta:
- Para ser elegível à isenção do IPTU, o idoso deve ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia.
- É necessário não possuir outro imóvel no município onde está aplicada a isenção.
- O imóvel em questão deve ser utilizado como residência principal pelo idoso.
- A isenção total é concedida para idosos cujo rendimento mensal não ultrapasse três salários mínimos.
- Já para os idosos com rendimento entre 3 e 5 salários mínimos, é concedida isenção parcial do IPTU.
- O valor do imóvel não pode exceder R$ 1.369.813 para que o idoso possa usufruir dessas vantagens.
- Os idosos com mais de 65 anos também contam com vantagens especiais no imposto de renda.
Em São Paulo, por exemplo, se você é aposentado, pensionista ou recebe uma renda mensal vitalícia e não tem outro imóvel na cidade, pode dar um alívio no bolso, sabia?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o imposto de renda? Pois é, a notícia é boa também! Os aposentados com mais de 65 anos têm uma isenção extra na declaração, além daquela básica que todo mundo conhece.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ah, e quando precisar ir às compras ou resolver alguma coisa nos estabelecimentos, os idosos têm preferência no atendimento, de acordo com o Estatuto do Idoso. E não é só isso! Eles também têm prioridade nos processos administrativos e em serviços de empresas.
E nas programações culturais, os idosos podem aproveitar um desconto de 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. E ainda têm vantagens nos transportes públicos: tem gratuidade nos ônibus urbanos e direito a assentos preferenciais.
E para quem precisa viajar, também tem vantagem. No transporte coletivo interestadual, os idosos com renda mais baixa têm direito a duas vagas gratuitas e, se não tiver vaga, ainda ganham um desconto de 50% na passagem.
Sem contar nos estacionamentos, onde 5% das vagas são reservadas para pessoas com mais de 60 anos.
E olha que incrível: os idosos também têm acesso a medicamentos gratuitos, especialmente os de uso continuado, através do Programa Farmácia Popular do Brasil.
E tem mais! Os idosos a partir dos 65 anos que comprovem baixa renda ainda têm direito ao BPC, um benefício que pode fazer toda a diferença no orçamento.