O 5° maior convênio de saúde cravou o fim de diversos serviços agora em 2024. A operadora abandonou nada mais nada menos do que 240 mil clientes. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto
O Brasil é um dos poucos países no mundo que possui um sistema que garante todos os serviços de saúde de forma gratuita. Trata-se do Sistema Único de Saúde (SUS), ele garante uma assistência ampla em saúde e prevenção de doenças em todo o país. No entanto, possuímos diversos planos de saúde, que de forma complementar, também visa garantir saúde.
Aliás, por falar em plano de saúde, dessa vez, a notícia que vamos dar não é uma das melhores no ramo das operadoras. Isso porque o 5° maior convênio do Brasil confirma o fim de diversos serviços cruciais se desfazendo de mais de 240 mil clientes de sua carteira de usuários. Vale dizer que, a notícia causou uma verdadeira tensão no mercado da saúde complementar.
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Segundo o ‘Agência Brasil’, a Golden Cross confirmou a suspensão da maioria dos seus serviços, desde o dia 18 de junho. O convênio que conta com 240 mil clientes em seus planos médicos empresariais, suspendeu a contratação de planos. A medida do plano de saúde se dá devido a um plano de reestruturação e uma parceria com outra gigante do setor, a Amil.
Reestruturação da Golden Cross
“Nossos beneficiários podem ter certeza de que nosso propósito é assegurar o melhor cuidado médico, para todas as suas necessidades. Com alta qualidade e capilaridade geográfica”, disse o presidente da Golden Cross, Franklin Padrão Junior, sobre a parceria cravada entre as duas operadoras durante esse período.
Vale dizer que, a Amil também se pronunciou sobre a parceria, destacando que o convênio assumirá mais de 240 mil clientes da carteira do plano de saúde, que até então não passavam pelo atendimento da empresa. Apesar de ser um número expressivo, ao longo de 2023, segundo a ‘Agência Brasil’, foram mais de 80 milhões de atendimentos pela empresa.
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“Para nós, é uma honra oferecer nossa rede credenciada para seus beneficiários”, disse o diretor da Amil, Renato Manso. A expectativa é que após a reestruturação a Golden Cross volte a atender os seus clientes, isso porque, não se trata de uma transferência de carteira de clientes. Com o plano ainda sendo responsável pela assistência dos usuários.
A suspensão dos serviços
Após o registro de solicitação de suspensão de serviços da Golden Cross, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) oficializou a interrupção da comercialização de 114 de 143 planos de saúde da operadora no dia 10 de julho. Além disso, um novo pedido foi feito pela empresa, e a agência interrompeu mais 9 planos, indo para 123 suspensões no dia 22 de julho.
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Segundo o ‘Extra’, a ANS destaca que a suspensão da comercialização dos planos da Golden Cross não irá afetar os atuais clientes da operadora, isso porque os contratos vigentes não serão cancelados. A restrição é apenas em relação à venda de novos produtos. “A suspensão da comercialização dos planos não afeta nenhum dos atuais beneficiários da operadora, pois essa suspensão não cancela os contratos existentes”, diz a ANS em nota.
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A Golden Cross informou, que o novo pedido de suspensão da comercialização de planos de saúde apresentado recentemente tem por objetivo apenas complementar a reestruturação de seus produtos, em virtude da parceria firmada com a Amil. A operadora ainda destaca que todos os prazos e regras regulatórias aplicáveis estão sendo cumpridos.
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
- tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
- possibilidade de coparticipação;
- tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
- abrangência: se nacional ou regional;
- períodos de carência;
- reajuste por idade;
- amplitude da rede credenciada.