FALÊNCIA!

247M em dívidas, gigante da Série A e calote: Falência de 3 times gigantes

Falência de 3 times gigantes - (Foto: Montagem / TV FOCO)

Falência de 3 times gigantes - (Foto: Montagem / TV FOCO)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O triste fim de times gigantes do futebol após sérios desafios financeiros. A notícia deixou milhares de torcedores aos prantos; veja

É fato dizer que o futebol é uma ‘grande mina de ouro’. O setor movimenta uma alta quantia em dinheiro, o que torna dos times ainda mais ricos.

No entanto, sem o controle financeiro e a falta de compromisso quanto a entrada e saída de recursos monetários, o gigantes acabam enfrentando dificuldades, que na maioria das vezes não conseguem ser superar obrigam os clubes a fecharem suas portas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, a matéria de hoje fala sobre a falência de três times gigantes, que não suportaram a crise e decretaram seu fim.

Falência de time de futebol (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

247 milhões em dívidas

Segundo informações do portal Globo Esporte, o Bordeaux, da França, anunciou sua falência em julho desse ano após acumular um alto número em dívidas.

A situação aconteceu após campeão cair para a terceira divisão, após punição dada pela Liga Francesa (LFP), que analisou os dados bancário e reprovou o clube francês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que, no ano de 2022, o Bordeaux vivenciou uma situação semelhante, após enfrentar dívidas que chegavam a 40 milhões de euros (R$ 247 milhões). Tal circunstância o fez cair para a segunda divisão.

Assim, o clube optou por renunciar ao status profissional ao declarar falência, resultando na rescisão de todos os jogadores contratados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calote

Catania, um clube italiano, conhecido pelo seu sucesso dentro de campo e reconhecimento mundial, teve sua falência oficializada no ano de 2021. Na ocasião, o clube enfrentava uma dívida de 56 milhões de euros, cerca de R$360 milhões na cotação da época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas 17 temporadas, o Catania fez parte da elite do futebol italiano, a Série A TIM, marcando um momento histórico na sua trajetória.

Contudo, o sucesso não foi o mesmo internamente, fazendo com que seu legado chegasse ao fim. Atualmente, o clube ainda está em atividades, porém, disputando na Série C do Campeonato Italiano.

Gigante da Série A

Segundo informações do portal Globo Esporte, o Vilhenense Esportivo Clube saiu de cena em outubro do ano passado, após 6 anos de história.

O gigante teve participações em disputas da Série A 2024 do estado de Rondônia e teve 4 título nacionais. No entanto, a falta de recursos e um apoio financeiro fez com que sua atividades encerradas. Na época, o clube emitiu uma nota oficial decretando seu fim.

“Buscando fazer o melhor pela sociedade Vilhenense, e buscando ser um diferencial no futebol do estado, com muito trabalho de todas as partes, presidência, diretoria, comissões técnicas, atletas, torcedores e demais que tiveram uma contribuição para o bom andamento do clube ao longo desse tempo, sentimos que chegou o momento de encerrar”, disse o clube.

“A falta de apoio público e privado em todos os âmbitos, aliado ao fardo é cansaço, conduzido pelo presidente Waldir Kurtz durante todo esse período, nos levam a tomar essa difícil decisão. Esse é mais um ciclo que se encerra, e com ele a sensação de dever cumprido, de que todos nós fizemos o melhor, e para tanto uma palavra nos consola diante dessa decisão! Gratidão a todos que nos ajudaram a construir essa história chamada Vilhenense Esportivo Clube”, concluiu.

Considerações finais

Em resumo, times como Bordeaux, da França, o Catania da Itália e o Vilhenense no Brasil, tiveram situações diferentes mas o mesmo fim.

Os clubes declararam falência e encerramento de atividades após acumulo de dívidas e falta de recursos para se manter no futebol. Com isso, a paralisação de suas atividades surpreenderam milhares de torcedores, que torciam pelo sucessos dos gigantes.

O que acontece quando um clube decreta falência?

Em suma, após a declaração de falência, caso a empresa não consiga se recuperar e seja decretada de fato a ruína, as dívidas não serão esquecidas e precisam ser pagas seguindo a ordem de preferência estabelecida pela Lei de Falências e Recuperação Judicial.

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile