MILHÕES NA MESA!
250M e 36 lojas engolidas: Pão de Açúcar compra rival n°1 para aniquilar o Carrefour em São Paulo
13/04/2025 às 21h45

O Pão de Açúcar é uma das maiores redes de supermercados do Brasil. O gigante comprou um grande rival para superar o Carrefour em São Paulo
Se hoje Pão de Açúcar e Carrefour travam uma das maiores batalhas do varejo brasileiro, é porque a história do setor em São Paulo foi construída com sangue, suor e aquisições bilionárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De um lado, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), fundado em 1948, consolidou-se como símbolo da elite paulistana, com lojas sofisticadas e estratégias de crescimento agressivas.
Do outro, o Carrefour chegou ao Brasil em 75 e rapidamente expandiu sua presença com hipermercados de preços acessíveis, apostando no volume e na praticidade para conquistar a classe média.
Mas antes dessa rivalidade se tornar central, o Pão de Açúcar teve que derrubar um oponente poderoso que dominava o mercado local. Conforme apurado pelo TV FOCO, trata-se do Peg-Pag.

Um gigante de São Paulo
Fundado em 1954 por Raul Borges e Fernando Pacheco de Castro, o Peg-Pag foi o primeiro supermercado da cidade de São Paulo e um verdadeiro fenômeno comercial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Franquia quase de graça: Isenção é confirmada em seguro para salvar motoristas 60+ em 3 passos simples
● Portas lacradas em MS: Supermercado famoso confirma FIM de serviço em unidade de Campo Grande em 2025
● Banco Central emite 10 alertas emergenciais e mudança nas cédulas do Real para salvar brasileiros em 2025
Em apenas quatro anos, o Peg-Pag já contava com oito unidades, chegando a abrir lojas em endereços antes ocupados pela gigante americana Sears.
Nos anos 1960, o Peg-Pag se tornou também uma das primeiras redes brasileiras a operar em duas capitais: São Paulo e Rio de Janeiro.
Com lojas no Ipanema, Leblon, Copacabana e Grajaú, e a inauguração de uma unidade-âncora no Shopping do Méier (o primeiro do país), o Peg-Pag consolidava sua liderança com uma visão pioneira.
Mas o tempo virou. Enquanto o Pão de Açúcar crescia de forma consistente, o Peg-Pag enfrentava desafios administrativos e perdas financeiras severas após ser comprado pela Souza Cruz em 1973.

A rentabilidade virou negativa, a participação no mercado despencou e, em 1978, a rede acumulava prejuízos equivalentes a 1,7 milhão de dólares.
Foi nesse cenário que o Pão de Açúcar viu a oportunidade perfeita para consolidar sua operação e dominar o mercado em São Paulo.
Pão de Açúcar compra grande rival
Com uma oferta de 250 milhões de cruzeiros, o GPA comprou as 36 lojas do Peg-Pag, colocando um ponto final na trajetória da rede que havia inovado o conceito de supermercado no Brasil.
O negócio marcou uma virada estratégica. Isso porque, o Pão de Açúcar, além de eliminar seu principal concorrente em São Paulo, também ampliava sua rede e voltava a registrar lucro logo após a aquisição.
Fazia apenas 3 anos que o Carrefour havia chegado no Brasil, com suas primeiras lojas instaladas em São Paulo. O Pão de Açúcar logo quis se consolidar com força comprando o Peg-Pag.

Considerações finais
- Em resumo, em 1978, o Pão de Açúcar comprou a rede de supermercados Peg-Pag por 250 milhões de cruzeiros.
- O Peg-Pag foi o primeiro supermercado de São Paulo e um dos mais inovadores do país, mas entrou em crise nos anos 70.
- Com a compra, o Pão de Açúcar incorporou 36 lojas e reforçou sua liderança em São Paulo, enfraquecendo o Carrefour, que ainda era novo no Brasil.
Qual a maior varejista do Brasil?
Em suma, o Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, elaborado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo, revelou as gigantes do setor.
No topo da lista, o Carrefour lidera com um impressionante faturamento de R$ 115,4 bilhões. Confira o ranking completo das 10 maiores varejistas do Brasil:
- 1º – Carrefour: R$ 115,4 bilhões
- 2º – Assaí: R$ 72,8 bilhões
- 3º – Magazine Luiza: R$ 45,6 bilhões
- 4º – Grupo Casas Bahia: R$ 36,9 bilhões
- 5º – Raia Drogasil: R$ 36,3 bilhões
- 6º – Grupo Boticário: R$ 30,8 bilhões
- 7º – Grupo Mateus: R$ 25,3 bilhões
- 8º – GPA Alimentar: R$ 20,6 bilhões
- 9º – Natura&Co: R$ 18,7 bilhões
- 10º – Americanas: R$ 17,4 bilhões
Confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.