MILHÕES NA MESA!

250M e 36 lojas engolidas: Pão de Açúcar compra rival n°1 para aniquilar o Carrefour em São Paulo

13/04/2025 às 21h45

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Carrefour e Pão de Açúcar - (Reprodução Internet)Carrefour e Pão de Açúcar - (Reprodução: Internet)

O Pão de Açúcar é uma das maiores redes de supermercados do Brasil. O gigante comprou um grande rival para superar o Carrefour em São Paulo

Se hoje Pão de Açúcar e Carrefour travam uma das maiores batalhas do varejo brasileiro, é porque a história do setor em São Paulo foi construída com sangue, suor e aquisições bilionárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De um lado, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), fundado em 1948, consolidou-se como símbolo da elite paulistana, com lojas sofisticadas e estratégias de crescimento agressivas.

Do outro, o Carrefour chegou ao Brasil em 75 e rapidamente expandiu sua presença com hipermercados de preços acessíveis, apostando no volume e na praticidade para conquistar a classe média.

Mas antes dessa rivalidade se tornar central, o Pão de Açúcar teve que derrubar um oponente poderoso que dominava o mercado local. Conforme apurado pelo TV FOCO, trata-se do Peg-Pag.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Pão de Açúcar (Foto: Reprodução – G4 Educação)

Um gigante de São Paulo

Fundado em 1954 por Raul Borges e Fernando Pacheco de Castro, o Peg-Pag foi o primeiro supermercado da cidade de São Paulo e um verdadeiro fenômeno comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em apenas quatro anos, o Peg-Pag já contava com oito unidades, chegando a abrir lojas em endereços antes ocupados pela gigante americana Sears.

Nos anos 1960, o Peg-Pag se tornou também uma das primeiras redes brasileiras a operar em duas capitais: São Paulo e Rio de Janeiro.

Com lojas no Ipanema, Leblon, Copacabana e Grajaú, e a inauguração de uma unidade-âncora no Shopping do Méier (o primeiro do país), o Peg-Pag consolidava sua liderança com uma visão pioneira.

Mas o tempo virou. Enquanto o Pão de Açúcar crescia de forma consistente, o Peg-Pag enfrentava desafios administrativos e perdas financeiras severas após ser comprado pela Souza Cruz em 1973.

Peg-Pag fez um grande sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro (Reprodução: Internet)
Peg-Pag fez um grande sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro (Reprodução: Internet)

A rentabilidade virou negativa, a participação no mercado despencou e, em 1978, a rede acumulava prejuízos equivalentes a 1,7 milhão de dólares.

Foi nesse cenário que o Pão de Açúcar viu a oportunidade perfeita para consolidar sua operação e dominar o mercado em São Paulo.

Pão de Açúcar compra grande rival

Com uma oferta de 250 milhões de cruzeiros, o GPA comprou as 36 lojas do Peg-Pag, colocando um ponto final na trajetória da rede que havia inovado o conceito de supermercado no Brasil.

O negócio marcou uma virada estratégica. Isso porque, o Pão de Açúcar, além de eliminar seu principal concorrente em São Paulo, também ampliava sua rede e voltava a registrar lucro logo após a aquisição.

Fazia apenas 3 anos que o Carrefour havia chegado no Brasil, com suas primeiras lojas instaladas em São Paulo. O Pão de Açúcar logo quis se consolidar com força comprando o Peg-Pag.

Carrefour (Foto: Reprodução)
Carrefour é a principal rede do Brasil (Foto: Reprodução)

Considerações finais

  • Em resumo, em 1978, o Pão de Açúcar comprou a rede de supermercados Peg-Pag por 250 milhões de cruzeiros.
  • O Peg-Pag foi o primeiro supermercado de São Paulo e um dos mais inovadores do país, mas entrou em crise nos anos 70.
  • Com a compra, o Pão de Açúcar incorporou 36 lojas e reforçou sua liderança em São Paulo, enfraquecendo o Carrefour, que ainda era novo no Brasil.

Qual a maior varejista do Brasil?

Em suma, o Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, elaborado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo, revelou as gigantes do setor.

No topo da lista, o Carrefour lidera com um impressionante faturamento de R$ 115,4 bilhões. Confira o ranking completo das 10 maiores varejistas do Brasil:

  • 1º – Carrefour: R$ 115,4 bilhões
  • 2º – Assaí: R$ 72,8 bilhões
  • 3º – Magazine Luiza: R$ 45,6 bilhões
  • 4º – Grupo Casas Bahia: R$ 36,9 bilhões
  • 5º – Raia Drogasil: R$ 36,3 bilhões
  • 6º – Grupo Boticário: R$ 30,8 bilhões
  • 7º – Grupo Mateus: R$ 25,3 bilhões
  • 8º – GPA Alimentar: R$ 20,6 bilhões
  • 9º – Natura&Co: R$ 18,7 bilhões
  • 10º – Americanas: R$ 17,4 bilhões

Confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.

Carrefour
Pão de Açúcar
pão de açúcar compra rival
Peg Pag

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.