Banco tradicional tem alertas que atingem mais de 100 milhões de clientes
O Itaú precisa ficar mais atento aos rivais que estão cada dia maiores e conquistando mais clientes com o passar dos tempos. Agora, dois alertas chegaram aos diretores do Itaú que causou um certo desespero dentro das agências.
Primeiro, de acordo com informações do Folha Financeira, o Itaú surpreendeu seus clientes ao anunciar o encerramento do serviço de cartão de crédito co-branded com a Volkswagen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão, comunicada no início deste ano, marcou o fim de uma parceria que já durava anos e tem impacto direto para os usuários do cartão, que deixaram de acumular pontos em meados de abril deste ano. Segundo a nota oficial divulgada pelo banco, o encerramento da parceria se alinha com uma revisão constante do portfólio de produtos do Itaú, em resposta às demandas do mercado e às necessidades dos clientes.
A instituição informou que, após a data de 16 de abril, o saldo de pontos dos clientes não passou mais a ser acumulado, mas benefícios ainda puderam ser resgatado em concessionárias Volkswagen até 15 de maio deste ano.
Esses pontos puderam ser utilizados na aquisição de veículos novos, peças, serviços e acessórios da marca. No entanto, após o pedido de resgate, os pontos só tiveram validade de 30 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O segundo alerta impactante, segundo a Rádio Itatiaia, é que em junho desse ano Itaú fechou 21 agências físicas em Belo Horizonte e região em 18 meses, considerando o ano de 2023 e os primeiros seis meses de 2024. Os números são do Sindicato dos Bancários de BH e Região, que aponta ainda 3.292 postos de trabalho perdidos, 1.342 deles nos últimos três meses. Ainda conforme o sindicato, agências BH Praça São Vicente, BH Lourdes e Betim serão fechadas em julho.
Ramon Peres é presidente do sindicato dos bancários e supervisor operacional do próprio Itaú. Ele diz que o fechamento impacta negativamente no atendimento aos clientes. “É inaceitável que inúmeros bairros de Belo Horizonte já não contem com qualquer unidade bancária para prestar serviço à população. Nas agências que sobram, o cenário é de superlotação, longas filas e demora no atendimento”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTOS CLIENTES TEM O ITAÚ?
O Itaú tem um valor de mercado de R$ 288 bilhões na B3, ou US$ 56 bilhões, segundo dados da Bloomberg. Para efeito de comparação, o Bradesco vale R$ 130 bilhões, e o Santander Brasil, R$ 105 bi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para efeito de comparação, o Itaú tem perto de 100 milhões de clientes no Brasil, e o Bradesco, 104 milhões.