REALIDADE!
3 alertas decisivos sobre o 14º salário do INSS chegam a aposentados em outubro
28/10/2024 às 23h16
ATENÇÃO APOSENTADOS! Alertas cruciais sobre o benefício acabam de chegar e você precisa saber agora mesmo; veja os detalhes
O 14º salário do INSS, sem dúvida alguma, é um dos assuntos que mais tem dado o que falar entre milhões de beneficiários do órgão do Governo Federal, sendo eles, aposentados e outros. Em suma, a chegada do benefício teve sondagem em um Projeto de Lei de 2020, na pandemia da Covid-19, o PL 4367/2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de então, a expetativa de milhões de brasileiros que podem ser agraciados com o benefício histórico, caso o mesmo seja aprovado, está a flor da pele. O PL, vale dizer, prevê o pagamento de um benefício extra que chega como um verdadeiro alívio no bolso.
Real situação
Mas, a grande realidade por trás disso tudo é que, apesar de muitas especulações, o pagamento do 14º salário do INSS ainda SEGUE PARADO NO SENADO, aguardando a aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, é importante considerar que, de fato, não existe nenhuma estimativa de quando o projeto poderá ser aprovado e, muito menos, como será feito o pagamento.
3 alertas decisivos
Assim, de acordo com o time de especialistas no INSS do TV FOCO, após apurações do portal ‘Aos Fatos’, existem 3 alertas cruciais a respeito do montante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Pessoas desinformadas acabam usando o vídeo antigo de ex-deputado federal que defendia a aprovação de um projeto de lei que instituía o benefício;
- Em suma, a proposta nunca recebeu votação na Câmara dos Deputados e segue em tramitação;
- Não há, na legislação atual, previsão de pagamento de benefício para aposentados e pensionistas.
Pagamento vai acontecer?
Dessa forma, de acordo com a mesma fonte, não é verdade que o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) irá pagar um 14º salário para aposentados e pensionistas, como dizem publicações nas redes sociais.
Comunicado do Governo Lula
Aliás, o atual Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal O GLOBO e publicada no dia (06) de março de 2023, sobre o pagamento do montante. Segundo ele, o benefício é de difícil execução.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, descanso só aos 60: Como se aposentar antes dos 50 em 2025 sem depender da idade mínima do INSS
● Nada de esperar os 60: Aposentadoria especial do INSS é garantida a trabalhadores aos 58 em 2 passos
● Nada de esperar os 60: Como se aposentar antes dos 50 pelo INSS em 2 passos simples
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, disse o ministro.
Assim, o que resta aos beneficiários do INSS é aguardar e acompanhar as notícias para ver se o projeto caminha positivamente neste ano de 2024.
Considerações finais
- O pagamento do 14º salário ainda não teve aprovaçãi e segue parado no Senado, sem previsão para votação;
- Informações falsas sobre o benefício circulam nas redes sociais, usando vídeos antigos de apoio ao projeto;
- O benefício nunca recebeu votação na Câmara dos Deputados;
- O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que o 14º salário é um valor alto, e o governo tem limitações financeiras, ou seja, é de difícil execução.
Veja mais detalhes sobre o 14º salário do INSS CLICANDO AQUI.
Quem pode receber o 14º salário do INSS?
Em suma, no caso de aprovação, o décimo quarto salário deve ser destinado aos beneficiários que recebem o 13º salário do INSS. Aliás, será incluso até as aposentadorias, auxílios-acidente, auxílios-doença, auxílios-reclusão, pensões por morte e subsídio-maternidade. Mas, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), não é contemplado pelo PL.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]