Confira nesta matéria tudo sobre 3 alertas do Banco central sobre o encerramento automático de contas na Caixa, no Bradesco e mais que chega atingindo milhões de brasileiros
O Banco Central surpreendeu com um anúncio muito importante para o Brasil. Isso porque a instituição que regula o sistema monetário brasileiro cravou 3 alertas sobre encerramento automático nas contas da Caixa, Bradesco, BB e muitos outros. Vale dizer que, os três pontos atingem em cheio milhões de brasileiros. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.
Os 3 alertas do Banco Central envolvem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- situação de CPF suspenso
- comunicado ao cliente
- encerramento por desinteresse
Bom, segundo as informações divulgadas pelo Banco Central, as instituições financeiras, como a Caixa, o Bradesco, BB, Itaú, entre outros, podem e devem encerrar automaticamente qualquer conta quando verificada irregularidades nas informações prestada, julgadas de natureza graves. Como tentativas de qualquer atividade fraudulenta, por exemplo.
Um alerta que o BC crava é sobre as situações que envolvam o Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso, cancelado ou nulo, nesses casos, as instituições financeiras devem comunicar ao depositante a intenção de rescindir o contrato, estipulando prazo para a eventual regularização da pendência, não podendo ser mais de 90 dias.
Além disso, qualquer banco pode encerrar a conta do cliente por falta de interesse, uma vez que a abertura e a manutenção de contas bancárias são acordos livremente pactuados entre as partes. No entanto, todavia, o cliente deve ser previamente informado da decisão da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o Banco central pontua que: “o encerramento pela instituição não inclui a possibilidade de encerramento automático por desuso por parte do cliente nem por inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF)”.
Como evitar o encerramento de conta automático?
Aqueles que não querem correr o risco de ter as contas encerradas, precisam manter uma atividade mínima, como um depósito, pequenos saques ou transferências. Esse tipo de prática é recomendado principalmente para quem possui tendência a economizar e não quer ser pego de surpresa pela determinação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 90M: Teixeira abre o jogo, se arma por contratação de Neymar e Gabigol em 2025 e expõe sobre negociações
● Pergunta mais fácil do Quem Quer Ser Um Milionário faz participante desistir e perder R$1M no Huck
● Suga todas as manchas da pele: Misturinha caseira com 6 ingredientes traz pele de porcelana em 7 dias
Além disso, efetuar o pagamento de contas usando o banco também é uma alternativa, usar a plataforma para fazer aplicações e investimentos, como em LCA, LCI, Tesouro Direto, entre outros. O que vale é sempre manter a sua conta em atividade de alguma forma, e usar principalmente os recursos do seu banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior instituição financeira do mundo?
Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros. Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.
Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões de clientes corporativos. Além disso, o mesmo já está presente em mais de 46 países e possui o patrimônio de 239,5 bilhões de dólares.