Nova lei de trânsito em vigor traz 3 alertas importantes aos idosos com mais de 60 anos
Uma das exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Seja quem tem mais de 18 anos ou idosos 60+, todos condutores precisam seguir as leis de trânsitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a renovação da CNH é obrigatória independente da idade. O motorista consegue consultar qual a validade do seu documento na própria habilitação.
Recentemente, a Lei nº 14.071/2020, publicada em 2021, introduziu novos prazos de validade para a CNH, com um destaque especial nos motoristas idosos, que agora devem seguir um processo mais específico e detalhado para a renovação do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa modificação tem como intuito garantir que a capacidade física e cognitiva desses condutores seja devidamente avaliada.
Além disso, é inegável que a segurança no trânsito também foi importante para essas mudanças de acordo com o portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova lei estabeleceu prazos de validade diferenciados para a CNH, variando conforme a idade do condutor. Abaixo estão os novos prazos de validade do documento:
- Motoristas com menos de 50 anos: 10 anos;
- Motoristas entre 50 e 69 anos: 5 anos;
- Motoristas com 70 anos ou mais: 3 anos;
Vale destacar que dirigir com a CNH vencida é uma infração gravíssima. Contudo, a punição pelo ato é de uma multa de R$ 293,47.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS FORAM AS OUTRAS MUDANÇAS DA CNH?
Mudanças, regulamentadas pela Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), expandiram o sistema de categorização de habilitação, introduzindo novas categorias como B1, C1, D1, BE, CE, C1E, DE, e D1E, além das já existentes A a E e a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, há um total de 14 modalidades distintas de habilitação, refletindo a evolução do trânsito e da tecnologia automotiva.
Essas novas categorias foram criadas para especificar com maior clareza os veículos que cada condutor está autorizado a dirigir, adaptando-se melhor às demandas do mercado automotivo e às tecnologias emergentes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A atualização da Carteira Nacional de Habilitação é um processo importante para os motoristas, pois garante a manutenção do direito de dirigir um veículo, seja para uso particular ou de trabalho.
Portanto, é fundamental que os idosos sempre se mantenham informados e por dentro das novas leis e regras de trânsito. Assim, eles podem garantir a renovação do documento e a sua autonomia com a CNH.