Jornalismo da emissora têm repercutido algumas novidades em torno da instituição responsável pelo pagamento da demanda social
Nas últimas semanas, a Globo divulgou diversas informações sobre o INSS. Pelo menos 3 anúncios diferentes foram feitos sobre a liberação de benefícios e algumas mudanças nas regras ainda para 2024.
Segundo Heraldo Pereira, âncora substituto do Jornal Nacional, o Governo Federal vai antecipar o pagamento do 13º dos aposentados. O dinheiro será transferido em duas parcelas entre abril e maio, junto com o salário fixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra mudança, ainda de acordo com o jornalismo da Globo, é prevista para os motoristas de aplicativo. No Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo repercutiu um projeto de lei previsto aos condutores que trabalham para plataformas como Uber e 99.
O projeto em questão cria uma categoria do trabalhador autônomo por plataforma, mas os profissionais vão continuar sem vínculo de emprego e sem exclusividade com as empresas responsáveis. Ainda assim, haverá recolhimento de contribuição do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reportagem também revelou que, quem cumprir jornada de 8 horas diárias, não poderá receber menos do que R$ 1.412, que é o valor atual do salário mínimo. Se as mudanças foram aprovadas, os motoristas poderão trabalhar, no máximo, até 12 horas por dia.
Como fazer a Prova de Vida do INSS em 2024?
No Jornal Hoje, César Tralli deu detalhes sobre como vem funcionando a dinâmica este ano. Desde 2022, o processo passou por algumas mudanças e, até então, o beneficiário não precisaria mais ir às agências para provar que está vivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, apesar do atual sistema de buscas, o INSS vem convocando mais de 4,3 milhões de pessoas que não foram identificadas. Segundo o apresentador, os segurados que receberem a notificação devem acessar o aplicativo do INSS ou procurar o banco.