VANTAGENS
Pessoas que moram sozinhas comemoram 3 benefícios do governo, salário mínimo e fim da conta de luz
19/07/2024 às 13h21
Morar sozinho pode ter vários benefícios, além de poder fazer o que quiser, na hora que quiser e ter mais privacidade, entre as facilidades estão 3 extras do Governo
Muita gente não sabe, mas no Brasil, pessoas que moram sozinhas têm acesso a uma vasta gama de benefícios sociais e assistenciais oferecidos pelo Governo Federal através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), entre elas o fim até da conta de luz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse sistema do CadÚnico representa o ponto de partida para várias iniciativas de suporte, desempenhando um papel essencial na inscrição e na garantia de acesso aos programas disponíveis. Para dar início ao processo de inscrição, é necessário visitar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) próximo, portando documentos como RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado.
Um dos benefícios concedidos pelo Governo para quem vive sozinho é a Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos na conta de luz para os inscritos em todo o Brasil. Normalmente, esse benefício é feito de forma automática, mas é necessário confirmar se a concessionária de energia o aplicou corretamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um outro benefício muito usado para quem mora sozinho de acordo com informações do portal Coluna Financeira é o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), que é direcionado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade financeira.
Esse benefício é concedido em parceria com o Governo Federal e o INSS, onde garante o pagamento de um salário mínimo mensal, mesmo que o cidadão nunca tenha contribuído para a Previdência Social, desde que a renda per capita familiar seja inferior a um quarto do salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para além desses benefícios citados acima, a isenção de taxas em Concursos Públicos e Vestibulares também é bastante utilizada para quem mora sozinho e oferece uma ótima oportunidade para o brasileiros que aspiram à educação superior ou a empregos no setor público.
Essa medida diminui os impactos financeiros ao tirar os custos de inscrição, que muita das vezes e torna um empecilho para várias pessoas que desejam prestar vestibulares ou realizar concursos, mas por questões financeiras acabam adiando a decisão.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● Vai doer no bolso: Sabesp anuncia fim no desconto na conta de água e comunicado cai como bomba em SP
● A Enel esconde de você: 7 dicas infalíveis ainda em 2024 para baixar a conta de luz em até 85%
COMO CONSEGUIR O DESCONTO NA CONTA DE LUZ?
Se você não mora sozinho, mas está se perguntando como conseguir o desconto na conta de luz através da Tarifa Social de Energia Elétrica, aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo.
Procure o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social):
- Dirija-se a uma unidade do CRAS em sua cidade para fazer o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico). Essa inscrição é realizada por família, e é necessário designar um responsável legal, que deve ter pelo menos 16 anos de idade;
- O responsável legal deve apresentar seus documentos e os de todos os membros da família;
Inscrição Automática no TSEE:
- Uma vez inscrita no Cadastro Único, sua família poderá entrar na fila do TSEE, automaticamente, se atender aos critérios de elegibilidade para desconto na conta de luz.
Quem Pode Receber Descontos no TSEE:
- Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal familiar de até meio salário mínimo per capita;
- Famílias com membros PCDs (Pessoas com Deficiência) que estejam no Cadastro Único, com renda total de até três salários mínimos também podem ter descontos na conta de luz;
Verificação dos Descontos:
- Se já estiver cadastrado no banco de dados, mas ainda não recebe o desconto, verifique se a família atende aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal;
- Em caso afirmativo, entre em contato com o CRAS e a distribuidora de energia elétrica de sua cidade;
Descontos para Baixa Renda:
- Para residências com consumo de até 30 kWh por mês, o desconto é de 65%;
- Consumo entre 31 e 100 kWh mensais resulta em um desconto de 40%;
- Residências com consumo entre 101 e 202 kWh por mês têm direito a 10% de desconto;
Descontos para Aldeias Indígenas e Comunidades Quilombolas:
- Consumo de até 50 kWh por mês garante 100% de desconto;
- Consumo entre 51 e 100 kWh mensais resulta em um desconto de 40%;
- Residências com consumo entre 101 e 202 kWh por mês têm direito a 10% de desconto;
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]