Uma dos maiores grupos de supermercados do Brasil acabou concedendo diretos de suas lojas para concorrente
Uma dos maiores e tradicionais grupos de rede de hipermercado do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, fundado pelo Abílio Diniz, dona das marcas Pão de açúcar e o Extra, acabou concedendo direitos ao seu concorrente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um acordo realizado em 2021, a empresa fez uma assinatura de cessão entre o Grupo e o Assaí no valor de R$ 3.97 bilhões.
Esse acordo concede ao Assaí os direitos de exploração de até 70 pontos comerciais do Extra Hipermercado. Segundo valor.globo.com, o comunicado foi emitido em conjunto entre os dois grupos, que reforçaram que a rede compradora, o Assaí, irá pagar o montante acordado em parcelas até janeiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após os concelhos administrativos das companhias, as empresas entraram em acordo na votação onde foram aprovados os termos e condições do contrato definitivo da cessão dos direitos para que o Assaí pudesse explorar as unidades do Extra vendidas para a mesma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro de um cronograma comentado pelas companhias, a operação das desmobilização dos imóveis pelo Grupo Pão de Açúcar criou a expectativa de entregar entre 20 a 30 lojas no primeiro ano de acordo, enquanto a maior parte das unidades em 2022.
“A bandeira Extra Hiper será descontinuada e as lojas não abarcadas pela transação serão convertidas em formatos com maior potencial de rentabilidade”, informou o GPA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com essa cessão dos direitos torna o Assaí um dos maiores do Brasil?
O que chama a atenção nessa negociação entre as duas companhias é que ambas compartilham do mesmo controlador, o gigante francês Casino, o que pode ser visto que foi realizado só remanejamento de controle sobre os direitos de exploração.
Vale salientar que somente na ultima década o Assaí abriu mais de 150 lojas, sendo 25 conversões de unidades do Extra hipermercado, sendo essa aquisição uma forma de acelerar a expansão da companhia no setor de atacarejo brasileiro.