ATENÇÃO

Proibição, fim de lojas físicas e +: Nova lei armada pela ANATEL traz 3 bombas que atingem Claro, Vivo e TIM

05/06/2024 às 12h48

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Claro, Vivo, Tim e Anatel (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Nova lei irá atingir em cheio as 3 operadoras gigantes

Falou em operadora, temos 3 gigantes que fazem o maior sucesso e trata-se da Claro, Vivo e TIM.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou na última segunda-feira (3) uma ferramenta online que possibilita ao consumidor comparar as ofertas de operadoras disponíveis em sua cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! R$ 11 bilhões na mesa, maior contrato da história com gigante e +: 3 viradas da Claro para aniquilar a Vivo

As ofertas são separadas por:

Continua após o Veja Também

Veja também

  • Telefonia móvel;
  • Banda larga;
  • TV por assinatura;
  • Telefonia fixa;
  • Combos com os serviços anteriores;

De acordo com informações do portal G1, chamada de “Anatel Busca Ofertas”, a ferramenta lista e detalha as ofertas por município e tipo de serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível selecionar por preço, modalidade de pagamento, nome da empresa e volume de dados (no caso da telefonia móvel e banda larga, por exemplo).

Além disso, em outubro de 2023, a Anatel aprovou novas regras de direitos do consumidor, que entrariam em vigência em 9 meses a partir de sua publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a norma foi objeto de pedidos de anulação, que estão sendo analisados pela agência. As principais alterações no regulamento são a proibição de cobrança no primeiro mês de inadimplência.

Anatel, Vivo, Tim e Claro (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)
Anatel, Vivo, Tim e Claro (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

FIM DAS LOJAS FÍSICAS?

Desse modo, é dispensável as operadoras manterem as lojas físicas próprias e a liberação de planos exclusivamente digitais.

Pelas novas regras, a Claro, Vivo e TIM também podem migrar os clientes para novos planos em caso de extinção dos atuais e de ausência de manifestação do cliente sobre adesão a um novo plano.

Esse assunto é polêmico, visto que as lojas físicas ainda são importantes para milhares de usuários que ainda enfrentam dificuldades em resolver tudo online.

Além do desemprego que afetará milhares de trabalhadores com o fechamento das lojas físicas, que ainda são um chafariz para novos clientes.

Vale destacar que essas 3 bombas são ‘armadas’ porque essas regras foram aprovadas pela Anatel, mas alguns pediram anulação, só que ainda está em análise, portanto ainda não está em vigor.

QUEM SÃO OS DONOS DA CLARO, TIM E VIVO?

Carlos Slim é um empresário mexicano, controlador da América Móvil, maior operadora de telefonia celular da América Latina de acordo com informações do portal Época Negócios.

A empresa é dona de marcas como a Claro, Embratel e Net, no Brasil. Ele tem negócios em diversas outras áreas, como bancos, construção, indústria, mineração e varejo.

Tim Maia é controlador da Telecom Italia, sendo o dono da operadora de telecomunicações Tim. STC (Saudi Telecom Company) é a maior acionista da Vivo, sendo a controladora da Telefônica Brasil.

Vivo / Claro / Tim - Montagem TVFOCO
Vivo / Claro / Tim (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

Claro operadora
operadora tim
operadora Vivo
Diego Laureano

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.