A Volkswagen deu um fim na produção de três carros que por muito tempo foram os mais vendidos da montadora no Brasil
A Volkswagen é uma das montadoras mais antigas do mundo e que possui em seu catálogo uma infinidade de carros que foram sucesso no passado. Existem três modelos que venderam demais no Brasil, mas já deixaram o mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Kombi foi o primeiro veículo da Volkswagen a chagar no país, em 1953 (seis anos antes do Fusca). O modelo começou a ser montado pela Brasmotor no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com peças importadas da Alemanha.
Em 1957, a Kombi tinha 50% de peças feitas no Brasil e a sua produção já era realizada na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O modelo saiu de linha no final de 2013, após 56 anos de produção ininterrupta, já que não atendia a nova lei que obriga todos os veículos novos a saírem de fábrica com airbags frontais e freios com ABS.
Em 2023, a Volkswagen anunciou o lançamento do novo modelo da Kombi, totalmente elétrica, e com uma publicidade massiva. Seu comercial mostra um encontro entre Maria Rita e a mãe, Elis Regina (1945-1982).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GRANDE SUCESSO
O Fusca foi fabricado no Brasil com peças nacionais, também no bairro do Ipiranga, em São Paulo, no dia 3 de janeiro de 1959. Pouco mais de 8 mil unidades foram produzidas naquele ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre 1953 e 1958, antes de nacionalização, pouco mais de 2.200 Fuscas foram montados no Ipiranga com peças importadas da Alemanha. Na época, o desafio da Volkswagen era atingir os 54% de grau de nacionalização exigidos por lei.
Quando foi para a fábrica de São Bernardo do Campo, a montadora produziu cerca de 3,3 milhões de unidades entre 1959 e 1986, garantindo a liderança do mercado nacional durante 24 anos. O posto de carro preferido dos brasileiros foi perdido para o Gol somente em 1987.
QUANTOS GOL A VOLKSWAGEN VENDEU?
O Gol foi o líder de vendas do mercado brasileiro por 24 anos. Durante três gerações, foram 8 milhões de unidades produzidas, garantindo até o hoje o título de carro mais vendido do país.
Atualmente, o Gol é objeto de desejo de colecionadores, podendo o modelo GTI (1989) custar até R$ 100 mil se estiver em boas condições. A Volkswagen deixou de vender o Gol no Brasil em 2023, apesar de ter versões mais modernas.