DÍVIDAS BILIONÁRIAS
Setor dos aviões paralisado: 3 companhias aéreas vivem mesmo terror da Gol e dão adeus após afundarem
13/03/2024 às 20h58
Além da Gol, grandes empresas de viagens enfrentaram processos de crise e algumas não conseguiram se reerguer
Em janeiro, a Gol entrou com um pedido de Recuperação Judicial no tribunal de falência dos Estados Unidos. As dívidas da empresa superam a casa dos US$ 20 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de 1 mês da solicitação, a Justiça norte-americana aprovou a ação de reestrutura que será válida também para as subsidiárias. Apesar da situação, os passageiros não serão prejudicados.
“O processo de reestruturação pretende otimizar a Gol para sustentar o crescimento. Não devemos reduzir as aeronaves em serviço. O foco é endereçar os passivos durante esse período e organizar o fluxo daqui para frente”, disse o CEO Celso Ferrer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um comunicado, a companhia também afirmou que vai receber uma contribuição bilionária de um dos controladores. A tentativa de Recuperação Judicial, para quem não sabe, permite que a empresa vá atrás de recursos e alternativas para levantar as contas.
O grupo, no entanto, não é o único do setor a enfrentar essa situação. Segundo a InfoMoney, em 2020, outras três companhias gigantes também entraram com o mesmo processo na região: a Avianca, a Latam Airlines e a Aeroméxico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas elas continuaram com as atividades. Mas, em contrapartida, outras empresas menores, como a Interjet e a Viva Air, da América Latina, foram obrigadas a encerrar as operações e dar fim às viagens.
O que fazer quando uma empresa declara falência?
O processo reúne os bens do empresário e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Se o profissional for dispensado, é indicado que ele procure um advogado trabalhista o quanto antes para dar entrada em uma ação que garanta que a rescisão seja paga. O pagamento pode ser demorado, mas deve ser cobrado em juízo.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]