ADEUS

3 dias consecutivos de folga EXTRA: Lei trabalhista que está em vigor garante descanso além das férias a CLTs

29/12/2024 às 9h30

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Lei trabalhista promete 3 dias de folga (Foto: Montagem)

Graças a essa lei trabalhista em vigor, os trabalhadores CLTs podem ter direito a esses 3 dias consecutivos de descanso e não é só quando está de férias

Os CLTs tem inúmeros direitos trabalhistas e só os associados ao descanso são 12 ocasiões. E detalhe, em todas as ocasiões, você não terá que se preocupar, pois, é remunerado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsto na lei, os trabalhadores têm tanto as férias, que é o momento que o trabalhador tem para descansar, como também alguns esporádicos que envolvem o cotidiano.

E o time de especialistas em leis trabalhistas do TV Foco, a partir de informações fo G1, traz agora eles para você se ambientar e já pedir se for o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEI GARANTE DIAS DE DESCANSO

  • São ocasiões que permite faltar;
  • As ausências são remuneradas;
  • Nem todo mundo sabe que tem direito;
  • Já anote se precisar um dia.

LICENÇA REMUNERADA

Por exemplo, uma das ocasiões que permite descanso é quando o trabalhador se casa. O dia mais importante da vida das pessoas, permite uma licença de 3 dias consecutivos.

Sendo assim, o trabalhador CLT curte uns dias de folga, caso esse casamento não ocorra nas férias dele mesmo. Você pode pedir ao seu empregador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, é claro que é importante avisar antes. Dessa maneira, você tira sua licença de 3 dias e descansa um pouco após o grande dia.

OUTRAS LICENÇAS

  • Até 2 dias consecutivos: em casos de morte de cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que comprovadamente viva sob sua dependência econômica
  • Por 5 dias consecutivos: é a licença-paternidade, para casos de nascimento de filho, de adoção ou de guarda compartilhada.
  • 1 dia a cada 12 meses: quando o trabalhador ou trabalhadora doa sangue voluntariamente e comprova a doação.
  • 2 dias consecutivos ou não: quando o trabalhador ou trabalhadora realiza seu alistamento eleitoral, ou seja, quando tira o título de eleitor.
  • Por período indeterminado: quando o empregado precisa cumprir exigências do serviço militar obrigatório.

CONCLUSÕES FINAIS

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Graças a essa lei trabalhista, se você se casar, poderá tirar até 3 dias consecutivos de folga. Além desse, há outras licenças previstas por lei para você. Então, é importante saber quais são, para poder desfrutar.

QUAIS LICENÇAS NÃO PERMITEM REMUNERAÇÃO?

Há duas ocasiões, as quais você não tem direito a remuneração. Então, se atende a isso:

  • A empresa não pode rescindir o contrato de trabalho durante o período da licença não-remunerada;
  • A empresa não pode dar licença não remunerada para o empregado simplesmente porque assim deseja.

VEJA TAMBÉM ESSA LEI QUE GARANTE FOLGA DE SEIS MESES

CLTs
Destaque
folga
lei
lei trabalhista

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.