CONFIRA!

3 dívidas que idosos não precisam pagar após os 60 anos: Água, luz e telefone

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Dívidas / Idosos - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos acima dos 60 anos podem se livrar do pagamento de 3 tipos de contas. Renegociando dívidas e assegurando o fim dos juros abusivos

Os idosos acima dos 60 anos, aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC não precisam pagar os juros abusivos de 3 tipos de dívidas, garantindo um grande alívio financeiro.

As principais contas que os idosos podem se livrar envolvem as tarifas de água, luz e telefone, mas, além delas, as dívidas de empréstimos de bancos e financeiras, e boletos de consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, uma lei assegura que os idosos possam garantir a isenção de juros abusivos. Trata-se da Lei do Superendividamento, que resguarda aqueles que estão endividados.

Resumo

Idosos podem se livrar das dívidas de juros

Conforme apurado pela redação do TV FOCO, a partir de informações do portal ‘Só Notícia Boa’, é necessário verificar se a dívida em aberto se enquadra no tipo em que idosos não precisam pagar.

Assim, como mencionamos, os idosos podem se livrar dos juros abusivos das seguintes contas: de água, luz, telefone, gás, empréstimos em bancos e financeiras e boletos de consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, será analisado se a renda do idoso é compatível e o tipo de dívida caracteriza boa-fé. Assim, podendo existir uma negociação com ajuda da Justiça para que o idoso consiga resolver o problema.

Frisando que, o débito precisa ser pago, a possível isenção diz respeito ao acúmulo da dívida de juros e taxas sobre a conta. Ou seja, haverá uma renegociação e conta deverá ser quitada.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Requisitos básicos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

Graças a legislação em vigor, idosos com dívidas acumuladas, que não têm dinheiro para pagar e não conseguem se manter, podem abater essas contas sem a necessidade de pagar juros abusivos.

Dessa forma, uma vez enquadrado na lei, com apoio de um especialista, o idoso deve elaborar um plano para a quitação do débito, que deve:

Por fim, destacando que o valor original ou renegociado do débito deve ser quitado.

Como usar a Lei do Superendividamento para quitar dívida?

Para recorrer à proteção da Lei do Superendividamento e negociar dívidas que os idosos não precisam pagar basta seguir o passo a passo abaixo:

Veja também mais uma matéria sobre mais benefícios aos idosos clicando aqui.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile