Uma nova lei de Lula caiu como um presente em 2025. Isso porque ela garante isenção ou desconto em 3 dívidas aos beneficiários do Bolsa Família e CadÚnico
Os beneficiários do Bolsa Família e do CadÚnico receberam um verdadeiro presente graças a uma nova lei de Lula. Ela vai garantir a liquidação total ou parcial de 3 dívidas que costumam assustar bastante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro grande desconto ou isenção será na conta de luz. Aliás, estamos falando da Tarifa Social de Energia Elétrica. Segundo o UOL, ele é concedido automaticamente para as famílias inscritas no CadÚnico.
Para as famílias de baixa renda, as faixas de desconto são as seguintes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- consumo mensal de até 30 kWh/mês – desconto de 65%
- consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh/mês – desconto de 40%
- consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh/mês – desconto de 10%

Além disso, os beneficiários do Bolsa Família e que residem em São Paulo também podem ter desconto parcial em uma dívida. Mas, trata-se da Tarifa Residencial Social e Tarifa Residencial Favela feita pela Sabesp.
- A Tarifa Social Residencial destinada a residências unifamiliares (onde vive uma única família), pessoas desempregadas, habitações coletivas ou em situação de vulnerabilidade.
- A Tarifa Residencial Favela destinada às pessoas que vivem em áreas com alto risco de vulnerabilidade social. O valor mínimo da tarifa é de R$ 7, para consumo mensal de até 10m³.
Como solicitar o benefício?
Acesse a agência virtual Sabesp Fácil, aplicativo Sabesp Mobile ou vá até uma agência da Sabesp. Tenha em mãos os documentos que comprovem o CadÚnico e que você faz parte do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra grande isenção garantida é no aluguel. Ou seja, o Governo Federal busca reduzir o déficit de moradias no país. A ideia é contemplar as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Segundo o portal UOL, quem recebe Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisará mais pagar as prestações dos imóveis comprados pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa isenção é válida para os contratos, sejam eles novos ou antigos (em que a família já vive na unidade habitacional). Mas, apesar da isenção, não haverá devolução de valores pagos em prestações já quitadas.
Basta que o titular do Bolsa Família compareça à uma unidade da Caixa. Aliás, o banco estatal tem a responsabilidade de cadastrar os cidadãos interessados em participar do Minha Casa Minha Vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
As pessoas que inscritas no CadÚnico e no Bolsa Família receberam um grande presente. Isso porque elas estão livres ou isentas de 3 dívidas. Ou seja, trata-se de uma excelente novidade. Por isso, fique atento agora mesmo e veja se você se enquadra nas regras.
Quem tem direito a se inscrever no Cadastro Único?
Podem participar do Cadastro Único as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ter o registro no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
Confira mais matérias sobre o Bolsa Família clicando aqui.