Para a alegria de milhares de idosos, eles não precisam mais se preocupar com esses 3 tipos de contas e vai ser um verdadeiro alívio nas contas
Uma notícia vai fazer a alegria dos idosos. Uma notícia confirmada expõe que não será mais necessário pagar certos valores em contas de água, energia e internet.
Então, eles estão isentos dessas contas? Não, eles estão isentos de juros. Ainda será necessário pagar, mas, não precisarão mais arcar com os juros abusivos sobre essas contas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS, POR QUE ISSO?
Graças a Lei do Superendividamento, que está em vigor em todo o território nacional, idosos não precisam pagar juros. É uma lei bem-vinda que traz segurança financeira.
Criada em 2021, a legislação mudou o Código de Defesa do Consumidor e permite um sistema de negociação de blocos de dívidas, segundo o ND+.
Sendo assim, idosos que estão com dívidas acumuladas e reconhecem que não conseguem pagar, podem recorrer à lei e quitar os débitos sem juros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A lei destaca que, idosos não podem comprometer mais que 25% da sua renda mensal com dívidas. Então, é um acordo que também visa qualidade de vida.
A SUPER LEI DO ENDIVIDAMENTO
- Permite que idosos paguem contas sem precisar arcar com os juros;
- É destinada a quem comprova que tem como quitar todos os débitos;
- Todos os idosos têm direito;
- É dever das empresas fazer um acordo com os idosos.
AS DÍVIDAS QUE A LEI COBRE
Serve para contas de água, luz, gás, telefone e internet. Além disso, para quitar os débitos restantes, as pessoas da terceira idade ganham condições facilitadas na renegociação das dívidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Revelação sórdida sobre o casal Nardoni entrega quebra-pau antes do assassinato de Isabella: “Sangrava”
● Decreto da Receita Federal: Nova lei do PIX em vigor traz 1 alerta para trabalhadores fugirem da Malha Fina
● 14º salário acima dos R$1500 e feriado dia 16/01: 2 vitórias são garantidas à lista de CLTs em 2025
E para ter acesso ao benefício, o idoso precisa entrar em contato com a empresa e fazer o acordo. É bom ter um profissional para auxiliar no processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Os idosos estão cobertos pela Lei do Endividamento. Então, eles não precisam pagar os juros abusivos de suas contas. É necessário quitar o débito, mas, pode fazer um acordo e escolher as melhores condições possíveis.
QUANTOS IDOSOS HÁ NO BRASIL?
Já que estamos falando de um benefício para idosos, vamos a uma curiosidade. Segundo o Censo de 2022, no Brasil há cerca de 32 milhões de pessoas idosas.
Então, desse montante, aqueles carentes que comprarem que estão em situação vulnerável, vão poder solicitar o benefício.
Vale destacar que muitos dessa faixa etária hoje em dia estão de fato endividados. Então, essa lei visar proteger eles para se livraram das dívidas.