Conheça os verdadeiros vilões da sua conta de luz neste verão …
Quando falamos em eletrodomésticos, os que alteram a temperatura como ar condicionado, ventiladores e geladeiras são sempre vistos como os mais temidos para nossa conta de luz, ainda mais no verão, não é mesmo?
Porém, nem a geladeira e nem o ar condicionado são os verdadeiros vilões dessa história …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, parece bizarro a primeiro momento, mas de acordo com o portal Edital Concursos, quem realmente causa um certo rombo em nossa conta de energia são aparelhos que muitas vezes passam despercebidos e é sobre eles que iremos falar hoje.
Imperceptíveis
Mas antes de falarmos quais são eles, é bom sempre nos atentarmos quanto ao tempo de uso dos aparelhos ligados na tomada e também àqueles pelos quais usamos mais ao longo do nosso dia.
Aliás, é bom ter em mente que mesmo desligados, eletrodomésticos em stand by, ou seja apenas ligados na tomada, continuam consumindo energia de forma invisível, como é o caso da televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo especialistas, esse consumo invisível representa de 5% a 10% do consumo total de energia de uma residência. Dessa forma, deixar um eletrodoméstico sempre ligado na tomada pode não ser a melhor opção para quem deseja
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais aparelhos responsáveis pelo aumento na conta de luz?
Como mencionamos, existe um consumo invisível que se não tomarmos cuidado nossa conta vai lá nas alturas. Esse tipo de consumo fica mais acentuado a noite, quando as luzes dos aparelhos podem ser visualizadas com facilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás muitos se perguntam: “Como minha conta vem tão alta se eu mal fico em casa?” Pois é …
Segundo um estudo realizado pelo laboratório Lawrence Berkeley, os três aparelhos que mais consomem energia mesmo desligados são 3:
- Decodificadores
- Notebooks
- Computadores desktop.
Nesse caso, o maior responsável pelo gasto indevido são os decodificadores, aparelhos responsáveis por transmitir o sinal da televisão a cabo. O consumo se torna ainda maior quando esses aparelhos são utilizados para a gravação de programas.
No caso dos laptops, quando ligados a uma fonte de energia, o consumo pode ser de até 8,9 kW/hora.
Com o aumento do uso dos notebooks, seja para trabalho ou entretenimento, as contas de energia podem vir mais altas caso o aparelho esteja sempre conectado a tomada.
Esse é o caso dos computadores desktop, que não possuem a opção de funcionar com bateria. Ao serem deixados sempre ligados na tomada, em modo de hibernação, o seu consumo pode ser de 21,2 kW/h.
Sendo assim, o ideal é manter os mesmos sempre desplugados da tomada, caso você não os esteja usando naquele momento. Assim você vai ver a mágica acontecer e os números diminuírem da sua conta de luz …
MAS ATENÇÃO! Essa atenção ao consumo invisível não significa que aparelhos citados acima não gastam energia, eles gastam sim. Então caso você queira economizar ainda mais no verão, opte por refrigeradores e ar condicionados econômicos e de preferência com selo do INMETRO*