Conheça quem são as famosas atrizes da Globo, com uma delas sendo a estrela de A Grande Família, que têm a mesma doença
Ainda que nem todo mundo saiba, a vida dos famosos são recheadas de altos e baixos, assim como qualquer outra pessoa. Isso porque, embora sejam celebridades consolidadas na Globo, isso não tornar elas inumes as más notícias ou doenças degenerativas, como é o caso de Cláudia Rodrigues, Ana Beatriz Nogueira, e a estrela de A Grande Família, Guta Stresser.
Para quem não sabe, as três famosas descobriam que têm esclerose múltipla. Essa é uma doença que afeta o cérebro e a medula espinhal. Nela, o sistema imunológico ataca a proteção das células nervosas, causando problemas de comunicação entre o cérebro e o corpo. Tendo isso em vista, essa situação pode levar a sintomas como fraqueza, problemas de visão e dificuldades de movimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, alguns anos atrás, Guta Stresser, de 51 anos, que ficou conhecida por ter interpretado a divertida Bebel em A Grande Família, surpreendeu ao revelar o seu diagnóstico de esclerose múltipla. Ela mostrou sua coragem ao dividir suas experiências e impressões em suas redes sociais e em entrevistas.
Diagnóstico, aceitação e dificuldades
Guta contou que começou a sentir os sintomas em 2020, enquanto participava do quadro Dança dos Famosos. Isso a preocupou e a incentivou a buscar ajuda para entender de fato o que estava acontecendo.
“Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor. O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça,” disse ela em entrevista ao Metrópoles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o que ela disse, os médicos deram o diagnóstico em janeiro do ano seguinte, com uma ressonância magnética. “Fiquei apavorada. Quando eu pensei que nunca mais poderia trabalhar como atriz, eu pensei que não valia a pena mais viver. Que não valia a pena. Não tinha sentido para mim continuar a vida, mesmo. E saber que eu posso continuar trabalhando, sabe?”, declarou ao Fantástico.
Apesar das dificuldades, foi aprendendo a conviver com a doença. “Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada. Passei a ter um pesadelo recorrente: imóvel, sem conseguir falar, tentava avisar meu companheiro que, apesar do corpo comprometido, meu raciocínio estava lá, preservado. Desesperador. Mas, com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento”, afirmou à revista Veja.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e relata o que aconteceu no dia
● Mister São Paulo Jackson Caetano faz doação de R$ 5 mil e divulga feira de adoção no Instituto Luisa Mell
● Astro de Mania de Você fala sobre relação com Chay Suede na trama: “Acho importante relações entre homens”
Ana Beatriz Nogueira
Assim como sua colega de profissão Guta Stresser, Ana Beatriz Nogueira também convive com a EM (Esclerose Múltipla). Isso começou durante as gravações da novela Caminho das Índias, quando a atriz foi diagnosticada com uma forma branda da doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a famosa lida com a doença há 15 anos e gravava novelas enquanto cuidava da saúde, já que não queria que a doença a impedisse de continuar trabalhando. “Quando recebi o diagnóstico [de esclerose] tive um ano de imenso sofrimento. Fiz Caminho das Índias (2009) vendo todo mundo duplo”, relatou no Conversa com Bial, da Globo.
Em contraste, o câncer foi descoberto no início, o que possibilitou um rápido tratamento. Sendo assim, Ana não precisou fazer quimio e nem radioterapia. Assim, a cirurgia de retirada do tumor foi feita há pouco mais de um ano. “O corredor de sustos é uma loucura. É impressionante como vamos reelaborando tudo numa velocidade… o que é terrível e o que deixa de ser”, declarou.
E como foi para Cláudia Rodrigues?
Por fim, um pouco diferente de Guta e Ana, Cláudia Rodrigues descobriu a doença há mais de 20 anos. A atriz de 54 anos, foi diagnostica em 2000, e se tornou uma das figuras mais conhecidas no Brasil na luta contra a doença.
Em resumo, atualmente, a famosa é altamente engajada na causa e já mandou mensagem de apoio para outras artistas que revelaram ter o diagnóstico.
“Oi, gente. Estou passando por aqui para dizer que estou muito chateada. É que a esclerose múltipla, essa doença maldita, atacou mais uma colega de trabalho. Dessa vez, foi a Ludmila Dayer”, declarou ex-contratada da Globo, em um post nas redes sociais.