VOCÊ PRECISA SABER

Desconto incrível, pagamento na conta e dados roubados: 3 fatos decisivos para quem coloca CPF na nota

02/12/2023 às 19h32

Por: Kelly Araújo
CPF na nota: tudo que você precisa saber deste assunto (Foto: Reprodução/ Internet)
CPF na nota: tudo que você precisa saber deste assunto (Foto: Reprodução/ Internet)

CPF na nota fiscal: tudo que você precisa saber

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes. Assim como todo documento, é preciso ter cuidado em proteger o número de inscrição.

Dessa vez, no entanto, falaremos a respeito das pessoas que colocam o CPF na nota fiscal. Em alguns estados, o consumidor tem uma série de benefícios ao cadastrar o CPF na nota fiscal, como descontos, prêmios e aumento de score de crédito.

Alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Goiás, Paraná e Rondônia, oferecem um abatimento no imposto de acordo com as notas fiscais nas quais o cliente informou o CPF, o que pode resultar no desconto de 10% no valor do IPVA.

Em São Paulo, por exemplo, para ter direito aos créditos, basta indicar seu CPF e exigir a emissão do documento fiscal na sua compra. Mas, na hora de utilizar esses créditos, você vai precisar se cadastrar no programa Nota Fiscal Paulista.

Para saber quanto você receberá de volta a partir das suas compras é preciso prestar atenção. A parcela a ser devolvida por aquele estabelecimento será dividida entre todos os consumidores que indicaram o seu CPF no momento da compra. 

CPF na nota: tudo que você precisa saber deste assunto (Foto: Reprodução/ Internet)

CPF na nota: tudo que você precisa saber deste assunto (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma peixaria ou um açougue devolvem 30% do total de ICMS. Uma loja de antiguidades ou loja de conveniência devolvem 20%. Bares e padarias devolvem 10%. Papelarias, óticas, lojas de roupas e sapatos, apenas 5%. As informações são do Portal da Fazenda de SP.

Qual o perigo?

Contudo, tem quem se aproveite do CPF fornecido pelos clientes nas notas para repassar as informações adiante. Uma matéria do UOL mostrou uma rede de farmácias que armazenava os dados e enviava para uma empresa de publicidade.

Nota fiscal (Foto: Reprodução/ Internet)

Nota fiscal (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o portal Olhar Digital, a prática do anúncio direcionado funciona da seguinte forma: por uma empresa de publicidade, o anunciante descobre o tipo de produto que você tem comprado, as datas, os locais e até os descontos oferecidos.

Com isso, ele passa a sugerir propagandas não só a partir do site oficial onde você realizou a compra, mas nas redes sociais e YouTube. No caso das farmácias, informações de doenças; tipos de remédios que consome; frequência sexual e até se está em uma gestação (compras de absorventes ou fraldas) podem ser registradas.

https://youtu.be/ZnQ8L_fTs8k?si=8zK7IWTdCeKeedu9

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

cpf
nota fiscal

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.