3 feriados estão batendo à porta e trabalhadores brasileiros precisam se programar para aproveitar
Os feriados são as datas mais aguardadas pelos brasileiros em geral. Seja para viajar, ou simplesmente descansar, é sempre bom programar o que fazer nessas datas que na maioria das vezes garantem bons momentos.
Falando nisso, 3 feriados estão batendo à porta de milhares de trabalhadores brasileiros que, além de soltar fogos de artificio com a notícia, ainda estão começando a se programar, uma vez que 1 deles é prolongado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Sexta-Feira Santa (29 de março)
Uma vez que fevereiro deste ano de 2024 se trata de um mês bissexto, ou seja foi até o dia 29, a Quaresma (período que antecede a páscoa) deu inicio oficialmente no dia 14 de março.
Sendo assim – diferentemente dos outros anos- o feriado da Sexta-feira Santa caíra neste ano, no dia 29 de março.
Por ser um feriado pertencente ao calendário oficial de feriados federais, ou seja, vale em todo o brasil, trabalhadores brasileiros, estudantes e servidores poderão garantir 3 dias de folga, para aproveitar da melhor maneira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! Possíveis emendas, para trabalhadores de empresas provadas, só ocorrem mediante acordo com a mesma. Sendo assim, caso não haja esse acordo, o único dia válido será o do dia 29.
Sendo assim prepare as suas malas e escolha o melhor roteiro para festejar as datas sozinho, com amigos ou familiares.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Para fechar 2024: Feriado PROLONGADO segunda (30/12) chega a milhares em SP na era Tarcísio
● Tarcísio já está sabendo: Feriado prolongado é confirmado em SP em plena sexta (27) a milhares de CLTs
● Tarcísio ciente: Feriado PROLONGADO na próxima sexta (27) em SP é confirmada a milhares de paulistas
Caso pretenda pegar o dia para descansar em casa ou em sua cidade, você pode optar por maratonar aquela série que ficou abandonada em meio à rotina, ou curtir o que a sua cidade pode oferecer!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um pouco mais sobre o feriado:
A Sexta-Feira Santa é considerado um dia sagrado que está relacionado com a comemoração da Páscoa. Segundo a tradição cristã, esse dia é conhecido como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morto.
Para cristãos esse dia simboliza um dia de luto e é tratado pelos fiéis com muita devoção. Inclusive, durante o período da quaresma até a “ceia” da sexta feira, os fiéis evitam consumir carne vermelha.
Além disso, a Sexta-Feira Santa também faz parte do que é conhecido como Tríduo Pascal.
Conforme o portal Mundo Educação, o Tríduo Pascal reúne três dias da Semana Santa, que são: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia.
Cada um desses dias ficou marcado por um evento distinto durante a crucificação e morte de Jesus Cristo, portanto e possuem significados diferentes na liturgia cristã.
Vale destacar também que a Sexta-Feira Santa já possui algumas tradições consolidadas na cultura religiosa, especialmente para os católicos.
Um dos eventos de maior repercussão são as peças teatrais que retratam a prisão e crucificação de Cristo, conhecidas como a Paixão de Cristo, cujas quais são realizadas em vários locais espalhados em todo território nacional.
2- Tiradentes (21 de abril)
Esse feriado do dia 21 de abril, infelizmente cairá em um domingo. Porém, muitos trabalhadores que costumam trabalhar no comércio, por ser uma data oficial, podem conseguir uma folga no fim de semana.
O Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes ou simplesmente Tiradentes, é uma homenagem ao herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes se tornou patrono cívico da Nação brasileira em 1965, pela Lei Nº 4.897.
Em 1788, Tiradentes envolveu-se no movimento revolucionário da Inconfidência Mineira contra a Coroa portuguesa. Foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro, quando tentava captar apoio para sua causa.
Visando enfatizar a importância dessa figura multifacetada no desenvolvimento da história do Brasil, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.
3- Dia do Trabalhador (1 de maio)
O Dia do Trabalho é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo.
No Brasil ele é considerado feriado nacional, sendo assim conta como mais uma folga garantida!
Como neste ano ele cai em uma quarta-feira é mais difícil de emendar.
Porém, muitos brasileiros podem aproveitar o dia participando de eventos promovidos pela própria cidade, em prol de celebrar esse dia tão importante para a classe trabalhadora.
Basta seguir o portal oficial da sua cidade e ficar por dentro da programação.
Qual a origem do Dia do Trabalhador no Brasil?
A origem do Dia do Trabalhador no Brasil está relacionada ao movimento operário e às lutas sindicais que ocorreram no final do século XIX e início do século XX.
Em 1917, foi realizada em São Paulo uma grande greve geral que reivindicava a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, dentre outras pautas.
De acordo com o portal Politize, essa greve reprimida de forma violenta pelas autoridades, mas a luta dos trabalhadores continuou e, em 1924, o presidente Arthur Bernardes instituiu o dia 1º de maio como o dia oficial do trabalhador no Brasil, por meio do Decreto nº 4.859.
A celebração da data no país, no entanto, só começou a ser mais difundida a partir da década de 30, quando as organizações sindicais e os partidos políticos passaram a promover manifestações e eventos para marcar a data.
Nos anos 40, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país por meio do Decreto-Lei nº 2.162, que estabeleceu a remuneração mínima para todas as categorias profissionais, buscando garantir melhores condições de trabalho para os brasileiros.
3 anos depois, no simbólico 1o de maio de 1943, o presidente sancionou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), importante marco para os direitos dos trabalhadores no país.
Em 1954, de volta ao poder, Vargas sancionou a Lei nº 4.090, que instituiu o 13º salário. Essa medida representou uma importante conquista para os operários, que passaram a receber um salário extra no final do ano.
Durante os “anos de chumbo”, mais conhecidos como a Ditadura Militar, foram proibidas as comemorações do Dia do Trabalhador no país.
Proibição essa que só foi suspensa em 1968, quando uma grande manifestação de trabalhadores em São Paulo reuniu mais de 100 mil pessoas.
Nos anos 80, durante a abertura política no Brasil, a data ficou marcada por grandes manifestações de trabalhadores e sindicatos em todo o país, reivindicando melhores condições de trabalho e salários mais justos.
Foi aí que em 88, a Constituição Federal do Brasil foi promulgada, estabelecendo diversos direitos trabalhistas, como:
- Jornada de trabalho de oito horas diárias;
- Férias remuneradas;
- Licença-maternidade;
Desde então, o Dia do Trabalhador é uma data importante no calendário brasileiro e continua sendo celebrado no país com manifestações, shows, eventos culturais, reivindicações e, acima de tudo, homenagens aos trabalhadores brasileiros.