CHOCANTE!

Pé de rato em sopa, roedor e comida podre: 3 flagras da ANVISA denunciam nojeira em restaurantes tradicionais

30/07/2024 às 9h12

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Restaurantes populares quebram regras da Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva / IstoÉ)

Três restaurantes populares e amados pelos brasileiros tiveram flagras irregulares envolvendo medidas da Anvisa e geraram choque com nojeira

A Anvisa possuí papel fundamental na fiscalização dos produtos do Brasil para garantir a saúde dos consumidores. De vez em quando, a agência precisa barrar a venda de alimentos ou aturar em restaurantes por conta de irregularidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023 e 2024, três restaurantes tradicionais foram denunciados por nojeiras após descumprirem as regras da agência. Nesta terça-feira, 30, iremos relembrar o caso envolvendo os três estabelecimentos tradicionais, que lidaram com pé de rato em sota, roedores e até comida pobre.

Primeiramente, iremos recordar uma denúncia envolvendo um restaurante de rede de fast-food em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. O caso ocorreu no dia 15 de julho deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 14 de julho deste ano, um vídeo passou a circular nas redes sociais após um rato aparecer circulando pela unidade do McDonald’s em São Pedro da Aldeia. A Anvisa é clara quanto ao padrão de higiene nos estabelecimentos, fato que não foi cumprido.

O vídeo mostra alguns clientes sentados comendo e outros em pé quando o rato aparece correndo pelo chão do local e várias pessoas começam a gritar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um funcionário da empresa ainda tenta matar o animal com uma vassoura. Mesmo com a exposição, a Vigilância Sanitária não havia sido acionada até o momento, segundo informações do G1.

PRONUNCIAMENTO EMPRESA

Por meio de nota enviada ao portal G1, o McDonald’s reforçou que a empresa “possui rígidos procedimentos de limpeza, higiene e segurança do alimento, constantemente reforçados, e preza pela saúde e bem-estar de seus consumidores e colaboradores. A companhia esclarece que realizou o descarte de insumos e que está apurando o ocorrido para adotar as providências cabíveis”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já ao portal O Dia, a empresa reforçou que “o roedor veio de fora do restaurante e já realizou uma nova dedetização de forma emergencial”.

Após a nova dedetização, a unidade do McDonald’s em São Pedro da Aldeia segue aberta e funcionando conforme as regras da Anvisa.

CARNE PODRE

No dia 28 de julho do ano passado, fiscais da Prefeitura de Juiz de Fora, Minas Gerais, encontraram 50kg de alimentos impróprios para o consumo em um restaurante que servia como um depósito clandestino.

De acordo com informações do Estadão, haviam diversos alimentos estragados, como arroz, feijão, verduras, legumes e carnes, além de produtos sem procedência ou condições sanitárias.

Por conta das irregularidades com a Anvisa, o restaurante foi interditado temporariamente e recebeu uma multa de R$5.931,89 pela Vigilância Sanitária e pela Fiscalização de Posturas.

Como a matéria não revelou o nome do restaurante de Juiz de Fora não há como saber se o mesmo encontrasse aberto ou se houve pronunciamento da empresa sobre o caso.

PÉ DE RATO

No dia 24 de agosto do ano passado, uma unidade do restaurante Olive Garden, nos Estados Unidos, lidou com uma grande polêmica ao ser processado por, supostamente, vender uma sopa com um pé de rato peludo.

Thomas Howie processou o restaurante ao encontrar o animal no alimento. O homem enquanto jantava com amigos em uma rede enquanto jantava com amigos em uma rede perto de sua casa no subúrbio de Detroit, em 11 de março de 2023, segundo o portal IstoÉ.

“Senti algo me apunhalando na boca e não tive certeza se o primeiro pensamento era uma agulha”, disse Howie.

Em seguida, o homem confessou que tentou engolir o alimento, mas o mesmo havia ficado preso na parte interna de sua bochecha.

“Foi tão nojento e nojento que não consegui me controlar. Meu estômago embrulhou… vomitei bem no restaurante”, afirmou Howie.

Logo após o incidente nojento, Howie relatou o incidente à polícia e chegou a mostrar a pata decepada do animal, que cuspiu em uma tigela de sopa.

PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA

Um porta-voz da empresa controladora do Olive Garden, Darden Restaurants, disse ao jornal The NY Post: “Não temos motivos para acreditar que haja qualquer validade nesta afirmação”.

Na época, o restaurante foi fechado. Os responsáveis pela rede alegam que foi feita uma inspeção no local após a denúncia e não foram encontradas evidências de que ratos vivessem no restaurante.

Vale lembrar que o acontecimento ocorreu na unidade dos Estados Unidos. A franquia brasileira segue a risca as medidas da Anvisa.

POR QUE AS EMPRESAS SÃO IMPORTANTES?

No Brasil, o McDonald’s chegou em 1979, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, sua primeira unidade foi aberta em São Paulo.

Desde então, a rede de fast-food tornou-se uma das maiores no Brasil devido aos seus lanches de qualidade. A empresa segue a risca as medidas da Anvisa.

Além de fazer parte do dia a dia dos brasileiros, a empresa possuí papel fundamental na economia ao gerar milhares de empregos.

O Olive Garden é um dos restaurantes mais populares nos Estados Unidos. Focado na cozinha italiana, a franquia chegou no país apenas em 2014.

A marca está presente nos principais shopping’s, como o Center Norte, e é vista como uma das melhores quando se trata de massas.

Além disso, a empresa também segue a risca as medidas da Anvisa e gera milhares de empregos.

COMO SABER SE O PRODUTO TEM REGISTRO DA ANVISA?

Por fim, para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão.

As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

Anvisa

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.