Descobrimos os 3 ingredientes populares capazes de afastar o Alzheimer e melhorar a memória das 60+

16/10/2024 às 7h20

Por: Lennita Lee
3 alimentos são ideais para o combate do Alzheimer (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)
3 alimentos são ideais para o combate do Alzheimer (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

3 poderosos ingredientes são capazes de afastar o Alzheimer, uma das doenças que mais afetam a saúde dos idosos 60+

O Alzheimer, uma das principais causas de demência em pessoas acima de 60 anos, pois impacta severamente a memória, cognição e qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A doença compromete até mesmo a capacidade de realizar ações do cotidiano, como:

  • Reconhecer familiares e amigos;
  • Sair na rua
  • Cozinhar;
  • Etc

O que agrava ainda mais os desafios tanto para os pacientes quanto para seus cuidadores. Sendo assim, com o envelhecimento da população, torna-se cada vez mais essencial adotar medidas preventivas para preservar a saúde mental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O Alzheimer afeta sobretudo idosos 60+ (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Santa ajuda

Porém, de acordo com o portal ND+, estudos recentes destacam que uma dieta rica em nutrientes neuroprotetores pode auxiliar na redução dos riscos de desenvolver Alzheimer e outras formas de demência.

A combinação de flavonoides, antioxidantes, folatos e fibras presentes, principalmente em frutas, tem se mostrado eficaz na promoção de um intestino saudável, o que influencia positivamente a saúde mental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Frutas poderosas:

De acordo com a diretora de Psiquiatria Nutricional, Estilo de Vida e Metabólica do Hospital Geral de Massachusetts, a dieta mediterrânea é uma das mais recomendadas para a saúde do cérebro.

Essa dieta é rica em frutas, vegetais, peixes, azeites e nozes, promovendo um efeito positivo no envelhecimento cerebral. Abaixo, destacam-se três frutas que a especialista recomenda:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Mirtilo: Rico em flavonoides, antioxidantes, folatos e fibras, o mirtilo promove a saúde intestinal e, consequentemente, a saúde mental. Estudos mostram que o consumo regular desta fruta pode ajudar a reduzir o risco de problemas neurológicos e melhorar a memória;
  • Abacate: Além de ser uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, o abacate contém magnésio, nutriente essencial para o funcionamento do cérebro. Uma deficiência desse mineral pode aumentar o risco de depressão. Incorporar o abacate em uma dieta balanceada pode fortalecer a saúde mental e cognitiva;
  • Nozes: Ricas em ácidos graxos ômega-3, as nozes possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que beneficiam a memória e a função cerebral. Uma porção diária de nozes pode ser uma excelente maneira de complementar uma dieta saudável para o cérebro.

A especialista recomenda o consumo regular dessas frutas como parte de uma estratégia de longo prazo para prevenir problemas neurológicos, ressaltando a importância de hábitos alimentares saudáveis desde a juventude para um envelhecimento com mais qualidade de vida.

MAS ATENÇÃO! Essa alimentação é apenas um complemento preventivo, sendo assim, o acompanhamento médico bem como os exames continuam sendo INDISPENSÁVEIS. Aliás, o TV Foco jamais incentiva a automedicação ou tratamentos sem supervisão médica, sejam quais forem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como inserir o Mirtilo, o Abacate e as Nozes na dieta?

Para inserir mirtilos, abacate e nozes na dieta, pode considerar as seguintes formas de consumo: 

  • Mirtilos: Você pode os consumir em saladas de frutas, shakes de proteína ou como sobremesa. 

EXTRA: Você também pode consumir por meio de chá, colocando-os numa xícara com água fervente, deixando repousar por 10 minutos e coando. A quantidade diária recomendada é de 10 a 15 mirtilos, duas vezes ao dia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Nozes: Você pode consumir as nozes cruas ou torradas, sozinhas ou adicionadas a iogurte, frutas ou saladas. Também podem ser usadas em preparações como bolos, molhos, pães, pudins, tortas, panquecas, ou granolas. 

EXTRA: A recomendação é consumir entre três a sete unidades ao dia. 

  • Abacate: Pode ser introduzido na dieta em saladas, maionese e vitaminas. É rico em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios para a saúde da pele, cabelo e função cerebral

Conclusão final:

  • Em suma, inserir uma dieta rica em frutas neuroprotetoras, como mirtilo, abacate e nozes, é uma estratégia eficaz para manter a saúde cerebral e prevenir a demência.
  • Aliada a hábitos saudáveis, a nutrição adequada pode fortalecer o cérebro e preservar funções cognitivas. A prevenção começa cedo e é fundamental para o envelhecimento saudável.
  • O cuidado com a mente é essencial para uma vida longa e ativa

🚨 Ex de Davi quer metade de TUDO + Huck ganha MAIOR concorrência + Band confirma VOLTA de estrela    

Alheimer
Destaque
Idosas 60+
memória
saúde

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.