Açougue, mercado e restaurante foram interditados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a autuação do órgão federal contra açougue, um mercado e um restaurante popular.
AÇOUGUE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dezembro do ano passado, segundo informações do portal G1, a Polícia Civil fechou cinco lojas de uma rede de açougue em Itanhaém (1), Mongaguá (2) e Peruíbe (2), no litoral de São Paulo. Durante a operação, aproximadamente 10 toneladas de carnes estragadas foram descartadas.
As carnes impróprias para consumo eram divididas em porções, reembaladas e revendidas a baixos custos. Alguns dos alimentos estavam com larvas, moscas, bolor e coloração escura. Vale lembrar que as investigações se iniciaram após uma série de denúncias por parte dos clientes.
Pronunciamento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, o G1 tentou contato com a Casa de Carnes Boi, mas não a localizou. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
Ao que parece a situação envolvendo a rede de carnes foi resolvida e os açougues voltaram a funcionar normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MERCADO
Segundo informações do portal da Prefeitura de Bragança Paulista (SP), um supermercado, localizado na região central da cidade, acabou sendo autuado pela Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária – VISA. Eles foram até o local após receberam uma série de denúncias.
A ação resultou na interdição total do estabelecimento, além do descarte de aproximadamente uma tonelada de alimentos perecíveis no aterro sanitário do município. Esses alimentos estavam disponíveis para a comercialização, sendo assim, prontos para a aquisição da população.
De acordo com informações da matéria, a ocorrência ocorreu em março de 2023 e surpreendeu todo mundo. Vale lembrar que a comercialização de alimentos vencidos, sem identificação, validade, adulterados é crime contra a relação de consumo e contra à saúde pública conforme Lei Federal.
Pronunciamento:
Não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do supermercado citado na matéria a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para o mesmo poder expor sua versão dos fatos.
Situação atual:
Após o ocorrido, o supermercado se adequou novamente as normas da Anvisa e voltou a funcionar normalmente.
RESTAURANTE
Em dezembro de 2023, segundo informações do UOL, o restaurante Parmê na zona norte do Rio de Janeiro foi interditada por manter alimentos fora da validade, acumular água suja e ter a presença de animais. No local, foram encontrados ratos e baratas transitando entre os alimentos.
O gerente da unidade do Parmê foi preso em flagrante por agentes da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo. Vale lembrar que a inspeção apontou também cerca de 100 kg de alimentos impróprios para a alimentação.
Pronunciamento:
Na época, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para que volte a funcionar. Já a rede de restaurantes não emitiu nenhuma nota sobre o assunto. Mas, o espaço permanece em aberto.
Situação atual:
O restaurante se adequou novamente as normas da Anvisa e voltou a funcionar normalmente na região.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.