BOMBA

Contaminação com vidro e proibição da Anvisa: 3° maior marca de chocolates do Brasil tem retirada às pressas dos mercados

08/06/2024 às 12h36

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
A proibição de chocolate amado pela Anvisa com vidro(Reprodução: Montagem TV Foco)

A 3° maior marca de chocolates do Brasil teve proibição cravada pelo órgão após contaminação de produto com vidro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela qualidade e segurança de uma série de serviços e produtos presentes no nosso cotidiano. Inclusive, até mesmo as grandes marcas passam pela inspeção do órgão e foi assim que a 3° maior dos chocolates teve alguns lotes de seus produtos barrados. A seguir, confira mais detalhes sobre o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, praticamente todo mundo ama chocolate, e o seu consumo no Brasil chega ser exagerado, tendo o mercado no ramo sendo um dos mais rentáveis no país. No entanto, chocando todo mundo, em outubro de 2022, a Garoto, hoje a 3° maior marca de chocolates do território nacional, foi proibida pela Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A motivação do órgão se deu após a identificação de uma possível contaminação com fragmentos vítreos (de vidro) na composição dos seguintes produtos: barra de chocolates sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, com o recolhimento imediato desses sabores com os lotes de identificação: 225212941G e 225312941G.

Lotes de chocolates da Garoto (Foto: Reprodução / Internet)
Lotes de chocolates da Garoto (Foto: Reprodução / Internet)

Na época, a empresa revelou que a contaminação ocorreu devido à quebra de um sensor na linha de fabricação. Devido à quebra do sensor, os lotes mencionados acima, poderiam ter vidros fragmentados em suas embalagens. Segundo a empresa, a maioria dos lotes afetados não foi comercializado, mas alguns produtos foram distribuídos em Vila Velha (ES) e no estado de Santa Catarina.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais sobre o assunto:

Segundo o ‘G1’, a Garoto enviou uma nota explicando todo o ocorrido, e que assim que os produtos foram identificados, logo foram recolhidos. Assim, seguindo rigorosamente as orientações da Anvisa, e priorizando a segurança e saúde de seus consumidores. A seguir, confira o que a empresa disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Posicionamento oficial da Garoto

“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.

A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição.

A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e [email protected] para contato”.

Situação atual da marca com a Anvisa

Destacando que, a contaminação ocorreu de forma pontual, afetando somente os dois lotes mencionados. Portanto, a situação foi devidamente resolvida e os produtos foram retirados de circulação e descartados. Atualmente a Garoto funciona normalmente vendendo seus produtos em todo o Brasil e cumprindo todas as determinações da Anvisa.

Esses foram o chocolates da Garoto afetados na época (Foto: Reprodução/ Internet)
Esses foram o chocolates da Garoto afetados na época (Foto: Reprodução/ Internet)

Por que a Garoto é uma boa empresa?

A Garoto, uma empresa de excelência e bom funcionamento, foi fundada em 16 de agosto de 1929, por um imigrante alemão, em Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo a própria marca, ela é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, contando com um portfólio de aproximadamente 70 produtos.

Presente em mais de 50 países, segundo a ‘Wikipédia’, hoje a Garoto é a 3° maior fabricante de chocolates do Brasil. Seus maiores sucessos são suas caixas de bombons, com uma grande variedade de sabores e os tabletes familiares da marca. A empresa possui muito renome no nosso país e faz de tudo para melhor atender os seus consumidores.

A Garoto é uma grande marca no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
A Garoto é uma grande marca no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

O que é a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Anvisa
Chocolate
Destaque
Garoto
vidro

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.