CHOCANTE
Vômito e pulmões parando: Anvisa proíbe 3 marcas de frango, tempero e +1 popular e retira de mercados
26/08/2024 às 19h37
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) está sempre alerta quando encontra alguma irregularidade de empresas, que possam atingir em cheio os clientes por consumirem produtos fora dos padrões sanitários
Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) proíbe 3 marcas de frango, tempero e +1 produto popular, que foram retirados dos mercados, onde em alguns casos podem causar vômito e pulmões parando, caso ocorra o consumo dos lotes danificados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O frango e o tempero são produtos indispensáveis utilizados pelas donas de casa. Quando acontece esse tipo de situação acaba causando espanto, pois os consumidores podem se assustar ao ir em um supermercado e não encontrar mais o seu produto popular e o mesmo esteja incluso na lista de medida cautelar.
A carne de frango é uma opção perfeita de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que conta com todos os aminoácidos essenciais que precisamos obter através da alimentação. É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros de acordo com informações do portal Gaucha ZH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário feito pela própria empresa.
De acordo com o portal Gov da Anvisa, o lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões sanitários por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação. Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, pneumonia (correndo o risco de deixar os pulmões parando), vômito, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
O QUE DIZ A EMPRESA?
Obviamente que os sintomas podem ser mais graves em determinadas pessoas do que em outras, de acordo com o organismo de cada um. Por isso a medida cautelar contra a substância fatal é importante, impedindo que os consumidores consumam o lote danificado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
A Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda segue comercializando o seus produtos normalmente, visto que apenas o lote citado foi barrado pela Anvisa. A empresa foi fundada em 2055 e atua no mercado de frangos abatidos, produzindo aves inteiras e de corte, sendo referência em sua área de atuação.
Conforme destacado no site da empresa, os congelados são produzidos em linha Food Service, Bandejas, Pacotes, Envelopados, Temperados, Interfolhados e Industrializados; onde as aves são criadas sob alto padrão para que cheguem com qualidade aos consumidores.
Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL É O OUTRO PRODUTO POPULAR QUE FOI BARRADO PELO ÓRGÃO FISCALIZADOR?
De acordo com informações do portal Vitão Alimentos, a farinha é uma ótima fonte de carboidrato, vitaminas do complexo B, zinco e potássio. Enquanto as vitaminas e o carboidrato fornecem ao corpo energia e vitalidade ao sistema nervoso central, o zinco fortifica o sistema imunológico, enquanto o potássio contribui na hidratação dos tecidos do corpo.
Sendo assim, no dia 04 de janeiro de 2024, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação. A proibição da marca Alfa Alimentos, de lote com numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi barrada dos supermercados.
A medida contra a empresa Alfa Alimentos, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa. Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população por conter tal substância fatal.
Vale destacar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado.
Apear do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE TEMPERO FOI BARRADA PELA ANVISA?
No dia 23 de abril de 2024, a Anvisa através da Resolução-RE N° 1.550, suspendeu às pressas a comercialização do produto Canela Moída Bretas, produzida pela empresa GSA Gama Sucos e Alimentos. Vale destacar que a medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo n° 639.1P.0/2023, emitido pela FUNED.
Na ocasião foi encontrado uma matéria estranha macroscópica e microscópica na detecção de 7 fragmentos de pelos de ratos/roedores. A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.
Além disso, o laudo também identificou 140 fragmentos de fios plásticos, conforme consta no portal Gov da Anvisa. Vale citar que tudo isso acaba sendo prejudicial para a saúde, pois pode apresentar sérios riscos de infecções entre outros problemas aos consumidores.
Segundo informações do portal UniControl Brasil, ingerir qualquer alimento contaminado pelas fezes do rato pode causar salmonelose, mal que ocasiona vômito, diarreia intensa e fortes dores abdominais. Ou seja, é preciso ter muito cuidado com esses pequenos roedores.
Vale pontuar que se tratou de um caso isolado e a marca segue comercializando normalmente os seus produtos. A GSA Gama Sucos e Alimentos foi fundada em 1984, de acordo com o site oficial da mesma e procura alcançar e manter excelência em seus produtos, surpreendendo os clientes pela qualidade e preço justo.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]