Proibição da Anvisa contra 3 marcas populares
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) está sempre atenta se as empresas estão seguindo as recomendações sanitárias. Dito isto, 3 marcas populares de sal, leite e óleo foram barradas pelo órgão fiscalizador e retiradas do Carrefour e demais mercados.
Sal, leite e óleo são produtos indispensáveis nas despensas dos brasileiros e vendidos em supermercados como Carrefour, Assaí, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Risco fatal: A proibição da Anvisa contra 8 cafés populares retirados do Assaí, Carrefour e + às pressas
O alerta de risco da Anvisa foi emitido em abril e maio e julho de 2023 (marcas de óleo e leite), causando espanto nos consumidores que precisam ficar atento aos lotes citados e se os mesmos ainda estão no Carrefour e nos demais supermercados.
Os óleos são ricos em vitaminas, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas e até mesmo auxiliando no tratamento de sintomas da TPM e da menopausa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma nota na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto Óleo de Soja, marca Cocamar.
O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A EMPRESA SE MANIFESTOU?
O motivo da proibição foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto.
O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE LEITE TEVE QUE SER RETIRADA DO CARREFOUR E DEMAIS MERCADOS?
De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.
Os 3 produtos em si são específicos e também foram divulgados pela Vigilância Sanitária, sendo eles:
- Leite UHT integral;
- Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg);
O recolhimento dos leites das prateleiras dos supermercados como Carrefour entre outros, também foi decretado pela Anvisa, a fim de impedir que outras pessoas consumissem o produto.
Segundo o órgão fiscalizador, eles fizeram uma inspeção através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e foi verificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, fabricante dos produtos de leite da Natville, sem a devida autorização do Ministério.
Nos rótulos dos produtos tinham informações erradas de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.
Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua eficácia e segurança, podendo causar intoxicação alimentar.
Para quem não sabe, a intoxicação alimentar é uma condição médica causada por alimentos contaminados por microrganismos, como fungos e bactérias.
O QUE DISSE A EMPRESA?
O leite fornece cálcio, que é um mineral importante para a saúde dos ossos e dentes e por isso um alimente bastante procurado nos supermercados.
Na época, a Natville publicou em seu site oficial uma nota sobre o ocorrido. A empresa destacou que se tratou de um caso isolado e que atualmente os seus produtos seguem todas as recomendações sanitárias. O aviso ainda segue no portal da empresa.
A Natville destacou que suspendeu a comercialização dos lotes indicados pela Anvisa e, de forma espontânea, implementou um programa de recall para recolhimento e substituição dos itens.
A empresa pontuou ainda que tomou medidas administrativas e judiciais em resposta à situação. Veja abaixo o comunicado:
MARCA DE SAL DO CARREFOUR FOI BARRADO PELA ANVISA?
Ocorre que o sal tem como função primordial no organismo, garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares, entre outros. Como tempero ele ainda é muito importante, pois dá gosto nos alimentos.
Sendo assim, a Anvisa proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso, assim como o recolhimento do lote n° 22992 do produto Sal Refinado Iodado, marca Carrefour da empresa Norte Salineira S/A Indústria e Comércio – Norsal.
O comunicado foi feito através da Resolução-RE Nº 2.419, de 4 de julho de 2023 de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina. A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, estando abaixo do limite estabelecido.
No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha.
De acordo com informações do portal UOL, na época o Carrefour se manifestou. A empresa responsável pelo sal destacou que faz análises recorrentes em todos os produtos da marca própria, e que entrou em contato com o fornecedor para apurar o fato.
Ao portal, a empresa pontuou que o produto foi testado em maio de 2023, e as amostras estavam dentro dos parâmetros. O Carrefour ainda destacou que solicitou a retirada imediata do lote interditado de todas as lojas.
QUANTAS UNIDADES DO CARREFOUR TEM NO BRASIL?
De acordo com informações da própria empresa, no Brasil a história do Carrefour teve início em 1975.
Hoje em dia, a rede conta com aproximadamente 500 unidades em todos os estados e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas.