ATENÇÃO
Diarreia, vômito e tireoide: 3 marcas tradicionais e amadas proibidas com URGÊNCIA pela ANVISA
09/12/2023 às 21h40
ANVISA proíbe 3 marcas amadas dos brasileiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a urgência na proibição da venda de três marcas tradicionais e amadas de produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a ANVISA, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. Que causa a listeriose, que é a denominação de um grupo geral de desordens causadas pela bactéria que incluem febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais.
Outra proibição surgiu com a Resolução RE 3.124, de 18 de agosto de 2023. Na qual a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional. SIF 3699, do lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Gov.br’, a ocorrência se deu em Campinas, no final de julho de 2023. Após o órgão receber um aviso do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre um surto de intoxicação por histamina nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade. Desse modo, segundo a ANVISA, a contaminação do peixe com histamina acima do limite tolerado pela legislação foi confirmada por exame laboratorial.
O alimento contaminado com histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior. Além de queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por último, a ANVISA informou por via da Resolução Nº 4.215, de 3 de novembro de 2023, a proibição, a comercialização, distribuição, fabricação e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 777.10 do produto Sal Rosa do Himalaia Moído e Iodado, marca Kodilar, fabricado pela empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
A medida foi motivada devido o laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, que estava abaixo do limite estabelecido. Isso porque em adultos, a deficiência de iodo causa sintomas como: aumento de tamanho da tireoide (bócio); hipotireoidismo ou redução nos níveis de produção de hormônios da tireoide.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Descanse em paz: O fim de 4 refrigerantes populares do Assaí, Carrefour e + mercados deixa clientes sem chão
● Nova linha de metrô é exigida a Eduardo Paes no RJ pra salvar cariocas a partir de 2025
● Adeus e calote e R$ 1,2 BI: A falência de gigante dos eletrodomésticos decretada pela Justiça
Vale destacar que, as medidas dizem respeito unicamente aos lotes dos produtos citados nessa matéria. E que as marcas seguem comercializando seus produtos normalmente.
O que a Vigilância Sanitária realiza?
A Vigilância Sanitária é um órgão responsável por um conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção e controle de riscos à saúde pública. Relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços. Assim, atuando no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que podem afetar a saúde da população.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]