BOMBA!
Fechamento de shopping’s: 3 motivos pelo qual gigantes podem estar com dias contados e verdadeiro culpado
06/12/2023 às 12h02
Shopping’s podem estar com os dias contatos
Os shopping’s tornaram-se um dos grandes passatempos da população que buscam pelo lazer e, ao mesmo tempo, pelas compras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, os empreendimentos lidaram – ou ainda lidam – com a crise no mercado financeiro.
Fato é que o futuro dos shopping’s poderá estar em risco devido a três motivos e nós iremos revelar o principal culpado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, a grande crise envolvendo os empreendimentos está nos Estados Unidos.
De acordo com informações do Valor Econômico, os shopping’s dos Estados Unidos estão entrando em falência devido o crescimento do comércio on-line.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta da crise, daqui a 10 anos, haverá, aproximadamente, 150 empreendimentos no exterior, segundo o site Business Insider.
Atualmente, existem 700 empreendimentos nos Estados Unidas. Mas, com a estimativa, aproximadamente 600 fecharão suas portas nos próximos anos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
● Isenção garantida: Lista de aposentados do INSS se livram do IPTU em 4 passos em 2025
No ano de 2020, a Coresight Research projetou que 25% dos cerca de um mil shoppings dos Estados Unidos fechariam as lojas nos próximos três e cinco anos.
Em abril deste ano, analistas do UBS refletiram sobre os fatos dos shopping’s tradicionais correrem um alto risco devido as mudanças no mercado.
Além do e-commerce, os centros comerciais também lidam o com a redução do número de visitantes das lojas de departamento e com a pandemia da Covid-19.
A pandemia da Covid-19 diminuiu o acesso da população nos empreendimentos, segundo o portal Exame.
O grande motivo? Inúmeras pessoas passaram a trabalhar dentro de caso, durante a crise sanitária 27,6 milhões de pessoas realizaram o trabalho remoto, de acordo com o Census Bureau.
GRANDE VILÃO
O verdadeiro culpado para a crise nos shopping’s é e-commerce, as famosas compras online.
O comércio eletrônico representou 14,7% de todas as vendas no varejo durante o último trimestre de 2022, de acordo com o Census Bureau.
As compras mais afetadas foram as lojas online, calçados, acessórios, vitaminas e eletrônicos, segundo o portal Exame.
Fato é que inúmeras lojas de varejo, como Marisa, TNG, Polishop e outras fecharam suas portas nos grandes centros de comércio.
No Brasil, Bank of America (Bofa) notou inúmeras lojas fecharam em agosto nos shopping’s. No mês, foram registrados o fim de 127 lojas.
Além disso, de acordo com a Exame, Glauco Humai, presidente da Abrasce, afirmou que o setor precisa ficar atento com os acontecimentos do mercado.
A grande solução para a permanência dos centros comerciais é se adequar tanto ao novo perfil do consumidor, quanto em decorrência das mudanças comportamentais provocadas pela pandemia.
QUAL É O MAIOR SHOPPING DE SÃO PAULO?
O estado de São Paulo é o que tem maior quantidade de shopping centers do país, de acordo com informações da Abrasce,
Até o momento, o estado possuí 190 unidades e terá mais seis inaugurações previstas para até o final de 2023.
Mas, afinal, qual é o maior de São Paulo? Segundo informações do Trip Advisor, o maior empreedimento é o Shopping Leste Aricanduva.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]