Pelo menos três grandes mudanças impactarão a vida de motoristas que pretendem renovar a CNH em 2024; saiba detalhes
Brasileiros deverão ficar atentos a mudanças para motoristas que vão renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em 2024. Serão pelo menos três grandes alterações na legislação e que vem impactar diretamente a vida de quem dirige.
A partir de 2024, surgirá uma importante obrigatoriedade envolvendo os exames toxicológicos. Esses exames serão exigidos para todas as categorias de motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta medida focará principalmente nas categorias C, D e E. A intenção será assegurar que os condutores estejam aptos e sem uso de substâncias que possam comprometer seu desempenho ao volante.
Sobre a CNH, haverá uma revisão dos prazos. De acordo com as novas regras, a renovação do documento se dará a cada 10 anos para motoristas com menos de 50 anos; a cada 5 anos para aqueles entre 50 e 70 anos; e a cada 3 anos para motoristas com mais de 70 anos.
Vale ressaltar que quem deixar de cumprir esses prazos receberá várias penalidades, como multas e até mesmo alguns pontos na carteira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS UMA MUDANÇA
A terceira grande mudança em 2024 tem a ver com a transição de categoria D para E. Essa alteração só será possível para motoristas que não tenham cometido mais de uma infração grave nos últimos 12 meses.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação às pontuações por multas, a nova legislação eleva o limite de pontos para 40, contanto que não existam infrações gravíssimas. Caso contrário, o limite se mantém em 30 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO TIRAR A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO?
Cumpra os pré-requisitos estabelecidos pelo Detran, como ter 18 anos completos. Se inscreva em uma autoescola, faça os exames médico e psicotécnico e complete o Curso Teórico Técnico.
Em seguida, faça a Prova da Legislação e complete as aulas práticas. Passe no teste de direção veicular.