Existem projetos encaminhados para beneficiar a população mais velha ainda este ano
Pessoas acima dos 60 anos têm alguns benefícios garantidos pela lei para manter uma velhice mais tranquila. Em 2023, o IBGE divulgou que os idosos representam mais de 15% da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para este ano, já existem alguns projetos encaminhados que envolvem o cartão de crédito, um novo benefício sobre os transportes e um alto investimento da Caixa Econômica Federal. A conversa ainda segue no Congresso.
Quais os benefícios previstos aos idosos em 2024?
Segundo a Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a Câmara aprovou a emenda que tem que como proposta destinar 1% da arrecadação dos sorteios da Caixa para instituição voltadas aos mais velhos. Em 2023, somente a Mega da Virada arrecadou R$ 2,4 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro Projeto de Lei cria o programa Vale-Táxi Social. Nesse caso, idosos com doenças crônicas e gestantes em vulnerabilidade social teriam acesso a um transporte de melhor qualidade para unidades de saúde e hospitais, sendo um benefício extra, além dos ônibus.
A Comissão também levantou uma lei que garante que a fatura de cartão de crédito continue sendo impressa. A intenção é garantir que os clientes mais velhos tenham opção de receber gratuitamente os boletos, já que a maioria tem dificuldade com a tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Agência Câmara de Notícias, a proposta foi feita pelo deputado Júnior Mano, do PL-CE, alegando que esse grupo ainda prefere o antigo formato para os pagamentos. Se aprovado, o documento será incluído na medida no Código de Defesa do Consumidor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE