3 novas leis de trânsito trazem multas pesadas em 2024
Confira as novas 3 leis de trânsito que já estão em vigor e trazem multas pesadonas e até pena de prisão por 6 anos se violadas, envolvendo partes cruciais dos veículos como retrovisor, faróis e placas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal Autoesporte, as mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores são válidas para os novos projetos de veículos produzidos ou importações, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.
Desse modo, segundo as novas leis, os retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos escolares. O posicionamento e a exibição da imagem exibida para o motorista também devem ser adequados à estatura das crianças, mais baixas que a média dos adultos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a luz diurna de rodagem se tornou obrigatória para todo carro produzido no Brasil. Ela pode ser de LED ou de lâmpada halógena, desde que fique acesa junto com o motor ligado e seja impossível do motorista desligá-la.
O uso dessas luzes supre a necessidade de usar os faróis baixos em rodovias durante o dia, além de deixar o carro mais visível em outras situações. Durante a noite, no entanto, o DRL não vale como farol aceso e pode render uma multa ao motorista caso apenas ele esteja aceso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, segundo informações do UOL, em maio de 2023 entrou em vigor a lei que traz novidades relacionadas à placa de identificação veicular, tem gerado confusão nas redes sociais.
A nova regra diz que a condução de automóvel sem uma ou as duas placas passou a ser tipificada como adulteração de sinal identificador de veículo, crime previsto no Artigo 311 do Código Penal, que significa adulterar, remarcar ou suprimir número de chassi, monobloco, motor ou placa de identificação. Esse crime prevê pena de reclusão de três a seis anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do capacete tem martelo batido e motociclistas se apavoram com nova medida de multas ainda em 2024
● Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito crava multa pesada e 12 meses de suspensão por atitude mais simples
Com quantas multas o motorista perde a carteira?
De acordo com o portal Exame, o condutor pode perder a CNH com 20 pontos se possuir duas ou mais infrações gravíssimas. Se possuir apenas uma infração gravíssima, perde a CNH com 30 pontos. Caso o condutor não tenha nenhuma infração gravíssima, sua CNH é suspensa com 40 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE