Novas linhas, tanto do Metrô como da CPTM, estão chegando para facilitar ainda mais a mobilidade de residentes do estado de São Paulo
Quem reside em áreas urbanas sabe o quanto o Metrô assim como os trens da CPTM, são úteis para a mobilidade urbana.
Criado ainda em 1974 no Brasil, na cidade de São Paulo, as primeiras linhas de Metrô ligavam as estações Jabaquara e Saúde, na cidade de São Paulo, SP.
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Já a CPTM começou a sua história em 28 de maio de 1992, após mudanças na Constituição de 1988, quando a empresa herdou as linhas que eram administradas pela Fepasa, de origem estadual, e CBTU, proveniente do Governo Federal.
Atualmente ela atende moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.
Aliás a cidade de São Paulo é que tem a maior malha ferroviária do Brasil. No total, são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.
Apesar de existir metrôs e trem em outros estados brasileiros, o estado de São Paulo continua sendo o de maior destaque quanto isso.
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Vale mencionar que o metrô fica ainda mais completo com o fato de fazer integrações com as linhas de trens da CTPM.
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Falando nisso, agora em 2024, 2 novas linhas de Metrô, bem como 1 estação colossal da CPTM estão confirmadas agora em 2024 e prometem facilitar ainda mais o acesso de regiões mais afastadas às areas mais centrais e comerciais.
1- Trem Bala (Campinas- São Paulo)
O leilão para a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que prevê ligar São Paulo (SP) a Campinas (SP), ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2024, irá finalmente dar andamento ao projeto de trem rápido, mais conhecido como trem bala, que ligará as cidades.
De acordo com o portal Veja, o governo de São Paulo esperava ao menos duas propostas para o leilão hamado de TIC Eixo Norte, porém não ocorreu.
Isso porque o leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC.
Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.
O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de:
- Operação;
- Manutenção;
- Melhorias;
- Modernização
- Expansão do transporte público sobre trilhos
- Além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela, com mais paradas nas cidades do meio, e melhorias na Linha 7-Rubi.
O prazo de concessão será de trinta anos.