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R$ 14 bilhões e no coração de São Paulo: 2 novas linhas e 1 estação colossal são confirmadas pro Metrô e CPTM

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Novas linhas estão para chegar no Metrô e CPTM (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

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Novas linhas, tanto do Metrô como da CPTM, estão chegando para facilitar ainda mais a mobilidade de residentes do estado de São Paulo

Quem reside em áreas urbanas  sabe o quanto o Metrô assim como os trens da CPTM, são úteis para a mobilidade urbana.

Criado ainda em 1974 no Brasil, na cidade de São Paulo, as primeiras linhas de Metrô ligavam as estações Jabaquara e Saúde, na cidade de São Paulo, SP.

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Já a CPTM começou a sua história em 28 de maio de 1992, após mudanças na Constituição de 1988, quando a empresa herdou as linhas que eram administradas pela Fepasa, de origem estadual, e CBTU, proveniente do Governo Federal.

Atualmente ela atende  moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

A CPTM bem como o Metrô tem grande importância quando falamos em mobilidade urbana (Foto Reprodução/Internet)

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Aliás a cidade de São Paulo é que tem a maior malha ferroviária do Brasil. No total, são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.

Apesar de existir metrôs e trem em outros estados brasileiros, o estado de São Paulo continua sendo o de maior destaque quanto isso.

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Vale mencionar que o metrô fica ainda mais completo com o fato de fazer integrações com as linhas de trens da CTPM.

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Falando nisso, agora em 2024, 2 novas linhas de Metrô, bem como 1 estação colossal da CPTM estão confirmadas agora em 2024 e prometem facilitar ainda mais o acesso de regiões mais afastadas às areas mais centrais e comerciais.

1- Trem Bala (Campinas- São Paulo)

O leilão para a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que prevê ligar São Paulo (SP) a Campinas (SP), ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2024, irá finalmente dar andamento ao projeto de trem rápido, mais conhecido como trem bala, que ligará as cidades.

De acordo com o portal Veja, o governo de São Paulo esperava ao menos duas propostas para o leilão hamado de TIC Eixo Norte, porém não ocorreu.

Isso porque o leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC.

Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.

O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de:

O prazo de concessão será de trinta anos.

Projeto visa criação de Trem-bala” para ligar Campinas a SP (Foto Reprodução/Internet)

A viagem de São Paulo a Campinas deverá ser feita em 1 hora e custar no máximo 64 reais. O governo paulista também deve arcar com 60% dos 14,2 bilhões de reais previstos em investimentos.

De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de 8,06 bilhões de reais, e o de aporte é de 8,9 bilhões de reais.

A obra deve ficar pronta entre os anos de 2031 e 2032

Como mencionamos acima, a Comporte Participações pertence ao empresário Nenê Constantino, fundador da companhia aérea GOL, que aliás está em recuperação judicial* e não terá participação na empreitada.

(Para saber mais da recuperação da GOL, clique aqui)

Vale lembrar que em 2023, a Comporte adquiriu a concessão por 30 anos do metrô de Belo Horizonte, que ainda será construído. No período, a receita bruta do grupo aumento 20%, ao sair de 2,8 bilhões de reais para 3,3 bilhões de reais.

2- Trem intercidade ligando ao coração de SP

Enquanto isso, outro projeto – que também visa ligar regiões mais afastadas à cidade de São Paulo, está mais perto de começar a andar.

Estamos falando da TIC Eixo Oeste, que promete ligar a capital paulista e Sorocaba.

Em entrevista concedida à Folha de São PauloRafael Benini, que é o responsável pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, afirmou que o trem deve ter a audiência pública para o começo de 2025.

De acordo com o portal Metrô-CPTM, o projeto já conta com um estudo encomendado junto ao IFC (International Finance Corporation), ligado ao Banco Mundial, e que vai determinar qual é a proposta de melhor custo-benefício.

Porém esse projeto em específico pode enfrentar alguns problemas, o primeiro deles é que a gestão Doria concedeu a Linha 8-Diamante à ViaMobilidade, ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais.

Trem Intercidades de Sorocaba pode terminar na estação Pinheiros- linha 4 Amarela do Metrô (Foto Reprodução/Metrô/CPTM)

Diferentemente do TIC para Campinas, cuja vencedora também operará a Linha 7-Rubi, o futuro concessionário do trem para Sorocaba terá de manter o serviço paralelo ao trem metropolitano.

Segundo Benini, não haveria grandes problemas para chegar com o trem regional até a estação Presidente Altino, na divisa de Osasco com São Paulo.

O ponto é que o governo Tarcísio de Freitas quer que o TIC tenha uma conexão com uma linha de metrô.

As opções, segundo o secretário, são inúmeras, entre elas um terminal e Água Branca, que era a estação original para os trens regionais no projeto da CPTM.

O mais curioso disso, é que Benini citou outra possibilidade: levar o TIC Eixo Oeste até o coração de SP, a região Pinheiros, onde ligaria a estação com a Linha 4-Amarela.

A margem oposta do rio tem de fato espaço até as faixas da via expressa, mas não está claro como construir uma estação funcional capaz de acomodar os trens e as áreas de ligação com a malha metroferroviária.

Uma das hipóteses seria que ela fosse subterrânea, sob a Marginal Pinheiros no sentido sul. Ou então em área elevada como uma ponte. Nesse caso, a distância até o Metrô e a Linha 9-Esmeralda seria menor.

A expectativa é licitar o projeto até 2026, embora o tempo parece curto para avançar com todos os estudos.

3- Qual outra estação de CPTM está prevista para o estado de SP?

Prevista para ser inaugurada ainda neste ano de 2024, a linha da CPTM, 9-esmeralda, hoje administrada pela concessionária ViaMobilidade, também irá ganhar uma nova linha.

De acordo com o portal Folha de S. Paulo, a estação ficará localizada em região populosa de São Paulo.

Se trata da estação Varginha, que abrangerá o ponto mais ao sul do sistema metroferroviário da capital, a cerca de 4,5 quilômetros da estação Grajaú.

Fora isso, ao lado da estação, está prevista a construção de um terminal de ônibus até o próximo ano de 2025.

A CPTM prevê que a estação atenderá 52 mil passageiros por dia. A maioria deve vir a partir da integração com o sistema municipal de ônibus.

Desde que as obras da extensão da linha tiveram início, ainda no ano de 2013, a previsão de inauguração foi atrasada algumas vezes.

Vale lembrar que, a princípio, a CPTM estimava que a estação estaria pronta no ano de 2022, e postergar a entrega duas vezes ao longo de 2023.

O mesmo local já teve uma estação da linha sul da Fepasa, antiga estatal paulista de transporte ferroviário.

Estação Varginha, da CPTM, tem previsão de entrega ainda neste ano de 2024 (Foto Reprodução/Metrô)

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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