Renovação da CNH para uma lista de idosos com 60 anos ou mais pode ser bloqueada devido a novas regras. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto e veja quem pode sofrer com isso
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anunciou 3 novas regras cruciais para a renovação do documento.
Recentemente, o órgão cravou importantes atualizações para as regras de renovação da CNH, atingindo principalmente os condutores que possuem a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a EAR se trata de uma observação que deve estar incluída na CNH de motoristas que exercem atividades remuneradas com veículos.
Novas regras envolvendo a CNH com a EAR foram anunciadas aos idosos 60+, onde alguns fatores podem causar o bloqueio da renovação do documento, visando a promover maior segurança no trânsito.
3 regras para o bloqueio da CNH de idosos 60+
De acordo com o portal ‘FDR’, a primeira regra em vigor é que as mudanças que podem gerar o bloqueio da renovação atingem especialmente os condutores que possuem a CNH na categoria A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda regra, trata-se da realização obrigatória de uma avaliação médica rigorosa. Onde além dos testes tradicionais, como o oftalmológico e psicológico, poderão ser solicitados outros específicos.
Dessa forma, poderão ser solicitado testes de reflexos, coordenação motora, entre outros. Fazendo com que, dependendo da avaliação, o prazo para a renovação da CNH acabe sendo encurtado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a terceira regra, diz respeito a uma lista de doenças que podem fazer com que o motorista acabe sendo impedido de realizar a renovação da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, conforme os especialistas, algumas condições de saúde podem acabar afetando diretamente os sentidos do condutor, como, por exemplo, o próprio sentido de direção.
Veja algumas doenças que podem boquear a renovação do documento
- Alzheimer;
- Parkinson;
- Epilepsia;
- Insuficiência cardíaca
- Arritmias graves;
- Infarto recente;
- Glaucoma avançado;
- Catarata não tratada;
- Perda significativa de visão;
- Esquizofrenia;
- Transtorno bipolar;
- Depressão severa.
Considerações finais
A CNH é indispensável aos motoristas brasileiros, e para os idosos com 60 anos ou mais que usam o documento para trabalhar, com a observação EAR, novas regras de renovação entraram em vigor.
Dessa forma, principalmente os motoristas 60+ com a CNH na categoria A, precisarão passar por exames médicos específicos a fim de evitar o bloqueio da renovação do documento.
Além disso, aqueles que possuírem algumas doenças também poderão ter a renovação da CNH bloqueada. Essas regras visam aumentar a segurança no trânsito.
Como tirar carteira de motorista?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.
Além de garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.