Os 3 passos para os CLTs garantirem a sua própria aposentadoria, sem o INSS
Há 3 passos para os CLTs e idosos garantirem a sua própria aposentadoria, sem necessitar do INSS e ganhando mais do que o valor de um salário mínimo e você precisa ficar por dentro para escolher a melhor opção.
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, mas as vezes o valor pago não é o suficiente para as famílias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, o portal ‘Uol’, está fazendo um aulão em suas redes sociais, dando a dica para as pessoas planejarem a sua aposentadoria e a especialista da vez a dar essas informações foi a planejadora financeira Lueny Santos, durante o ‘Papo com Especialista’.
A entrevista foi feita e divulgada no dia 8 de fevereiro e nela a especialista explicou qual o valor que as pessoas precisam investir ao longo de sua vida para que garantam uma aposentadoria maior do que o salário mínimo oferecido pelo INSS.
Um dos primeiros passos a se ligar, segundo Lueny Santos, é saber como a inflação funciona e como está sendo o seu crescimento e o que é possível prever daqui alguns anos, visando o momento de se aposentar.
“O nosso principal objetivo para investimentos de longo prazo é ganhar acima da inflação. Com isso, você terá certeza de que está preservando o seu poder de compra”, destacou ela.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aumento do valor do salário mínimo e +1 EXTRA da Caixa: 2 vitórias chegam aos trabalhadores em 2025
● Cancelamento do direito das férias: Lei trabalhista em vigor traz 4 alertas que dão fim ao descanso de CLTs
● 13° liberado e +1 EXTRA do INSS confirmado hoje (21): 2 vitórias confirmadas aos trabalhadores em dezembro
Para realizar a aplicação, é preciso ter um plano de ação, ou seja, considerar a sua idade, o valor que deseja ter de renda, com quantos anos vai se aposentar e qual o valor que possui atualmente para investir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, dá para fazer uma conta simples e descobrir quanto precisa ser investido por mês, para que quando chegue no momento da aposentadoria, já tenha todo o valor arrecadado.
“Quanto mais tempo a gente tem, menos a gente tem que guardar por mês. Aqui estão os juros compostos, que são os juros sobre juros trabalhando a nosso favor. Não é milagre; é a rentabilidade que a gente espera dos investimentos”, destacou Lueny Santos na entrevista.
Portanto, o primeiro passo é ficar atento na inflação, já que quanto mais ela cresce, menos valorizado fica o dinheiro que tem na conta corrente. O segundo passo é traçar um plano e separar todos os dados. Por fim, o último passo é realizar o investimento mensalmente.
Qual o valor máximo a ser pago pelo INSS?
Todos sabem que o valor mínimo do INSS é sempre o mesmo do valor do salário mínimo nacional, que no caso hoje é de R$1.412, mas o programa também tem um teto, e com os aumentos em 2024, esse valor está hoje em R$ 7.786,02.