Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

CONFIRA!

Pare imediatamente de ser enganado: 3 passos infalíveis para descobrir se o texto foi feito no ChatGPT

02/09/2024 às 17h26

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
3 passos infalíveis para descobrir se o texto foi feito no ChatGPT (Foto: Freepik/ Deposit Photos)

Se surpreenda nesta matéria ao ver 3 passos infalíveis para descobrir se um texto foi feito por alguma inteligência artificial, como o ChatGPT e pare de ser enganado

Atualmente, com o avanço da tecnologia, as ferramentas de Inteligência Artificial estão sendo cada vez mais usadas em diversos campos. Muitas vezes, no trabalho ou na escola, chefes e professores se deparam com algum texto redigido por alguma IA, como o famoso ChatGPT, por exemplo, o que acaba sendo desagradável nesses ambientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, segundo o portal da ‘Jovem Pan’, existem algumas maneiras de descobrir se um texto foi escrito pelo ChatGPT. Vale dizer que, o uso dessa IA tem se expandido em diversas áreas, como mencionamos, devido a sua capacidade de interpretar e gerar texto de forma coerente e contextual, mas você pode conseguir identificar esse tipo de texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode usar uma ferramenta de detecção de inteligência artificial, como o ‘AI Text Classifier’, da OpenAI. Esta ferramenta analisa o texto em busca de padrões que são típicos de escritos gerados por IA. Outros softwares ainda podem ser utilizados como ferramentas mais específicas, detectando inclusive aspectos culturais de cada região.

Veja mais 3 plataformas capazes de identificar textos feitos no ChatGPT:

  • GLTR
  • GPT-2 Output Detector
  • GPTZero

Outra maneira para identificar se o texto foi gerado por IA e deixar de ser enganado, é verificando-o manualmente em busca de sinais de que foi feito por um modelo de linguagem. Alguns sinais comuns de que um texto foi criado no ChatGPT incluem:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Uso de linguagem excessivamente formal ou informal: O ChatGPT possui um amplo estilos de linguagem. Em alguns casos, isso pode levar o modelo a usar linguagem inapropriada para o contexto ou que não é natural para um humano.
  • Falta de coerência ou coesão: a ferramenta é melhor em gerar textos que são precisos e informativos. No entanto, ele não é tão bom em gerar textos que são criativos ou interessantes. Isso pode levar a textos desorganizados ou sem sentido.
  • Uso de clichês ou frases comuns: seu conjunto de dados inclui muitos clichês e frases comuns.
  • Estruturas de frase repetitivas: essa IA é melhor em gerar textos que seguem padrões regulares. No entanto, isso pode levar a textos que são repetitivos ou monótonos.
  • Erros gramaticais: a ferramenta continua em desenvolvimento, o que pode levar a erros gramaticais em seus textos.

Por fim, vale dizer que, nenhuma dessas técnicas é 100% exata. A ferramenta do ChatGPT está constantemente sendo atualizada, e é possível que ele possa superar os métodos de detecção atuais. No entanto, podem ser úteis para fornecer uma indicação inicial de se um texto foi escrito por uma IA ou não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como Usar a inteligência artificial no Google?

Nos Documentos Google, você pode usar o comando “Quero ajuda para escrever” para receber sugestões de texto da inteligência artificial. Com ele, é possível: Escrever um novo texto. Por exemplo, você pode pedir para o app Documentos redigir uma carta ou legenda para mídias sociais.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ChatGPT
inteligência artificial

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.