Surpreendente!
Lula ciente: 3 passos para garantir aposentadoria do INSS 10 anos mais cedo
21/10/2024 às 16h39
Descubra como conseguir antecipar a aposentadoria do INSS em até 10 anos com 3 passos decretados pelo atual governo do presidente Lula
Desde a Reforma da Previdência de 2019, muitos brasileiros perderam a esperança de se aposentar cedo com as novas regras que têm moldado o panorama das aposentadorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, segundo o portal FDR, para alguns cidadãos a espera não precisa ser tão longa, já que é possível antecipar em até 10 anos.
Desse modo, a antecipação está sujeita a novas condições e critérios do governo atual Lula, o que exige dos trabalhadores um entendimento detalhado para adequar as expectativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, confira a seguir os 3 passos para solicitar a antecipação do benefício, sendo cada modalidade adaptado para diferentes perfis de contribuintes.
Antecipação de 10 anos da aposentadoria
A antecipação é como uma ação para garantir a saúde dos trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, para antecipar o benefício é necessário realizar alguma atividade com exposição a agentes que causem potenciais riscos à saúde, como agentes químicos, sons, calor, entre outros.
Contudo, para essa aposentadoria, chamada de especial, o INSS adota regras diferentes das demais modalidades como:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula ciente: INSS libera R$22M em pagamento EXTRA para idosos 60+
● A verdade confirmada sobre o pagamento do 14° salário do INSS ainda em 2024
● 13° chegando, aumento do pagamento aos aposentados e +1 saque extra: INSS crava 3 vitórias antes do natal
- 55 anos de idade e 15 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos à saúde e o mesmo tempo de contribuição;
- 58 anos de idade para 20 anos de contribuição e atividade profissional exposta a agente que cause risco à saúde;
- 60 anos de idade para 25 anos atuando e contribuindo sob risco à saúde.
Como pedir a aposentadoria especial?
Os segurados devem solicitar a “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”, o pedido pode ser feito pelo sistema Meu INSS.
Com isso, após o pedido será marcada uma perícia médica no INSS, nesse momento o médico perito vai determinar se há ou não exposição aos fatores de risco.
Entretanto, não há uma lista oficial de profissões que garantem essa aposentadoria, mas há listas com profissões que podem conseguir esse benefício.
Contudo, confira as demais novidades sobre o INSS e seus benefícios com o TV Foco!
Conclusões finais
A Reforma da Previdência de 2019 introduziu alterações relevantes, contudo, ainda existem opções para aqueles que desejam antecipar a aposentadoria.
Profissionais expostos a fatores prejudiciais à saúde, tais como substâncias químicas, calor e ruído, podem se qualificar para a aposentadoria especial, que possibilita a antecipação em até 10 anos.
As normas mudam de acordo com a idade e o tempo de contribuição, requerendo que os segurados compreendam os critérios particulares.
O procedimento pode ser iniciado através do aplicativo Meu INSS, através de uma avaliação médica que determinará a exposição a riscos.
Mesmo com as exigências, essa forma de aposentadoria oferece a alguns profissionais a chance de se aposentar mais cedo.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.