CHOCANTE!
Cancelamento em massa e suspensão em SP e no RJ: 3 planos de saúde vivem terror e rival da Amil quebra de vez
16/05/2024 às 11h11
Rival da Amil e outros dois planos lidam com terrores no mês de maio
Nesta quinta-feira, 16, reunimos três situações envolvendo o terror de planos de saúda no mês de maio, incluindo a quebra do rival da Amil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As situações dos convênios envolvendo cancelamento em massa e até suspensão no Rio de Janeiro e São Paulo.
O plano de saúde é fundamental para a vida de inúmeros cidadãos, que buscam um atendimento mais rápido e melhor nos hospitais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, os brasileiros possuem uma gama de marcas de plano de saúde. Mas, mesmo as maiores podem passar por algumas situações inesperadas.
Por exemplo, na última segunda-feira, 13, uma noticia envolvendo os cancelamentos da Amil veio à tona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Amil é uma das grandes empresas de convênios do país devido aos seus serviços e planos que cabem no bolso.
Porém, recentemente, a Amil decidiu cancelar milhares de contratos coletivos devido ao prejuízo financeiro atrelado aos altos índices de realiste.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Fim do saque-aniversário do FGTS tem alerta confirmado hoje (14/11) e brasileiros precisam correr
● Lula ciente: Liberação de benefício do Bolsa Família aos CLTs é anunciada para salvar trabalhadores
De acordo com o portal O Antagonista, o cancelamento também ocorreram em contrato de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA), doenças raras e paralisia cerebral.
A lei dos planos de saúde permite que contratos coletivos por adesão sejam rescindidos unilateralmente. Mas, a empresa deve notificar os beneficiários com dois meses de antecedência.
A ANS mostra que as queixas sobre o cancelamento aumentaram nos últimos meses, principalmente dos usuários mais vulneráveis.
SUPENSÃO
Na última quinta-feira, 15, a Prevent Senior anunciou que vai suspender temporariamente a venda de novos planos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com informações do G1, a medida passará a valer no dia 31 de maio deste ano e não há previsão para o fim da medida.
A Prevent Senior revelou que a decisão foi tomada em razão da “sobrecarga na demanda por atendimento, ocasionada pelos surtos de várias doenças”.
“Nesse sentido a medida se faz necessária para preservar a qualidade dos serviços prestados aos mais de 580 mil beneficiários que confiam sua saúde à Prevent Senior”, diz a empresa por meio de nota.
A rival da Unimed já havia anunciado que suspenderia temporariamente a venda de novos serviços no Rio de Janeiro e em São Paulo, a partir do dia 10 de maio.
Porém, a ANS libera a suspensão das vendas apenas 30 dias após o pedido da empresa. A Prevent Senior realizou o pedido de suspensão temporária da venda dos planos a agência no dia 30 de abril.
Além disso, o plano de saúde reforçou que a decisão ocorreu para manter a qualidade de seus atendimentos em um momento de alta demanda diante do surto de várias doenças.
“Tendo em vista os surtos de várias doenças e o aumento da demanda de atendimentos acima do normal, a medida se faz necessária para preservar a qualidade dos serviços prestados aos 580 mil beneficiários que confiam sua saúde à Prevent Senior”, disse o plano de saúde em nota no dia 3 de maio.
Ao Extra, a Prevent Senior informou que o sistema de saúde “como amplamente noticiado, vem enfrentando sobrecarga na demanda por atendimento ocasionado pelos surtos de dengue e doenças sazonais, que lotam hospitais, prontos socorros e afetam todo sistema”.
QUEBRA
A operadora de saúde Cuidar.me, startup que criou um plano de saúde popular com cobertura hospitalar e atraiu a rede de clínicas Dr. Consulta para a sociedade.
No entanto, há algumas semanas, a rival da Amil decidiu fechar as portas e encerrar as atividades.
Há alguns dias, a operadora avisou os mais de 18 mil beneficiários de que o plano de saúde seria encerrado no dia 01 de maio, segundo o portal O Globo.
Segundo a Cuidar.me, foram oferecidas aos usuários as opções de migração para um plano da operadora Plena Saúde, a portabilidade sem custo ou a rescisão contratual.
Porém, não há informações sobre o motivo da decisão da rival da Amil. A empresa afirmou que “seguirá em outro ramo de atividade, após término de processo de saída ordenada do mercado junto à ANS”.
Mesmo com o anúncio de migração, alguns clientes reclamaram que a comunicação sobre a troca foi feita com pouca antecedência e classificam a alternativa da Plena Saúde de inferior ao plano que contrataram.
PARA QUE SERVE OS PLANOS DE SAÚDE?
Os planos de saúde geralmente oferecem uma gama abrangente de cobertura para vários tratamentos e procedimentos médicos. Isso inclui consultas de rotina, exames laboratoriais, cirurgias, terapias e internações hospitalares.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]