Bonner e Renata comanda o “Jornal Nacional” e estão sempre antenados com as notícias do Brasil e do mundo, principalmente quando se trata de Governo.
Em uma das edições recentes do telejornal, Bonner confirmou 3 presentões do INSS aos brasileiros e garantiu uma grande vitória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira boa notícia é o aumento no número de beneficiários do INSS, isso porque de acordo com um estudo sobre as contas da Previdência Social, conduzido pelo economista Rogério Nagamine e publicado pelo jornal “O Globo”, foi constatado um aumento significativo no número de benefícios pagos pelo INSS em comparação ao número de contribuintes ao longo de uma década.
O estudo, que analisou as contribuições e pagamentos da previdência entre 2012 e 2022 com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, revelou que o número de benefícios cresceu três vezes mais rápido do que o número de contribuintes durante esse período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda boa notícia dada por Bonner e Renata, foi a de que o INSS expandiu seu atendimento para cidadãos que necessitam solicitar o benefício de incapacidade temporária.
Desde julho de 2023, o serviço permite que o segurado solicite o benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, sem a necessidade de passar por uma perícia médica presencial. Para isso, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e anexar o atestado médico ou odontológico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, a última boa notícia dada no “Jornal Nacional” foi a de que desde 2023, o INSS assumiu a responsabilidade de verificar a vida dos segurados, antes realizada pelos próprios beneficiários. Para isso, o instituto está conduzindo uma ampla investigação, cruzando informações da Receita Federal, do Sistema Único de Saúde (SUS), dos registros eleitorais e até mesmo dos cartórios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é garantir que os pagamentos sejam feitos apenas aos segurados vivos e evitar fraudes. Essa iniciativa abrange cerca de 39,5 milhões de aposentados, pensionistas e outros segurados, que recebem em média R$ 1,8 mil por mês.
POR QUE BENEFICIÁRIOS DO INSS FICARÃO SEM SALÁRIO?
Para aqueles aposentados que recebem benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o pagamento do 13º salário não será realizado.
Isso ocorre porque o BPC é um programa assistencial do Governo Federal e não é vinculado a contribuições previdenciárias.