Alerta
Cegueira, pelo de rato e chocolate com vidro: 3 produtos arrancados às pressas pela Anvisa e sinal VERMELHO
20/12/2023 às 6h27
Os 3 produtos arrancados às pressas pela Anvisa com pelo de rato e até vidro
A Anvisa se viu obrigada a arrancar alguns produtos do supermercado às pressas, já que um estava causando cegueira, outro continha vidro e um terceiro pode ter até pelo de rato, e você precisa estar atento sobre todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o portal ‘Estado de Minas’, a Anvisa proibiu, em fevereiro desse ano, a comercialização de diversas pomadas para modelar e trançar cabelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi tomada por conta de diversos efeitos causados, como queimaduras nos olhos e até mesmo uma cegueira temporária. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de fevereiro de 2023.
Por conta disso, a vigilância sanitária emitiu um comunicado oficial, 10 dias depois, fazendo uma lista de produtos de pomadas modeladoras que estavam regularizados e poderiam ser utilizados normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje em dia, o órgão sinaliza que é importante utilizar apenas esses produtos que estão na lista, pois os demais ainda podem causar algum tipo de efeito colateral, como a cegueira temporária.
Outro caso ocorreu no dia 18 de outubro de 2022, quando de acordo com o portal ‘G1’, a Anvisa teve que proibir a comercialização de alguns lotes de chocolate Garoto, pelo risco de conter fragmentos de vidro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Atenção clientes: Vivo coloca fim em serviço vital e traz substituto em 2 passos
● Mais de R$ 1,5 mil: Reajuste do INSS em 2025 traz aumento salvador aos aposentados e pensionistas 60+
Os lotes em específicos foram o de chocolate ao leite com castanha de caju e chocolate ao leite com castanhas de caju e uva passas, dos lotes 225212941G e 225312941G, em barra.
Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa. A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha da fabricação”, revelou a Garoto em nota enviada para a imprensa.
Ambos os lotes citados foram recolhidos e os demais seguiram a sua comercialização normalmente e hoje a empresa conta com toda a sua linha de produção nos mercados, sem problema alguns aos consumidores.
Apesar de alguns produtos serem retirados pela presença de pelos de rato, ela só acontece quando ultrapassa um limite estabelecido, por tanto alguns alimentos que se consomem, podem conter fragmentos de animais, já que é considerado seguro.
Um fragmento de pelo de rato pode ser encontrado em cada 100 gramas de chocolate ou a cada 10g de molho de tomate. Pedaços de insetos de até 75 fragmentos são permitidos a caga 50g de farinha.
Quando a Anvisa foi criada?
A Anvisa, o principal órgão responsável pela averiguação dos produtos, desde a sua fabricação, até o momento das vendas, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: