CHOCANTE

Substância fatal à vidro: 3 proibições da ANVISA contra 3 chocolates, rivais da Nestlé, retirados dos mercados

16/02/2024 às 19h45

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Chocolates, Anvisa e fachada da Nestlé (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Anvisa fez proibição contra 3 marcas de chocolates

Por causa de uma substância fatal à vidro, entre outras com riscos à saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez 3 proibições contra 3 famosas marcas de chocolates, rivais da Nestlé, que foram retiradas dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exercendo seu poder de órgão fiscalizador que a Anvisa divulgou que foi publicada a Resolução-RE Nº 2.724, de 24 de julho de 2023, no Diário Oficial da União de 26/07/2023.

SAIBA MAIS! Remédios ilegais e risco de vida: ANVISA age às pressas e decreta interdição de 7 farmácias tradicionais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo, foi determinado a interdição cautelar dos lotes 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco.

Essa decisão foi tomada devido aos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, conforme Laudo de Análise Fiscal inicial nº 737.1P.0/2023, referente ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS, com validade até 09/03/2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E também o Laudo de Análise Fiscal inicial nº 926.1P.0/2023, do produto Chocolate em Pó 50% Cacau, marca Qualicau, lote 09/23 RS, com validade até 03/03/2024, emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

O motivo foi as substâncias prejudiciais a saúde. O cádmio e o chumbo são metais pesados que podem ser encontrados em alimentos devido à contaminação ambiental, industrial e agrícola.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cádmio é liberado no meio ambiente principalmente através de atividades industriais, como mineração e produção de baterias, e pode se acumular em alimentos como grãos, vegetais de folhas verdes e frutos do mar.

Thumbnail Video Youtube

Já o chumbo pode estar presente em alimentos devido à poluição do ar, solo e água, além de ser encontrado em algumas práticas agrícolas, como o uso de tintas à base de chumbo em estruturas de armazenamento de água.

Como foi o caso dessa marca de chocolates, onde os valores estavam maiores do que os regularizados. Por fim, vale lembrar que a marca segue no mercado após a retirada dos lotes identificados, pois se tratou de um caso isolado.

Esses foram os produtos que sofreram uma interdição cautelar (Reprodução: Montagem TV Foco)

Esses foram os produtos que sofreram uma interdição cautelar (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL É A OUTRA PROIBIÇÃO DA ANVISA COM SUBSTÂNCIA FATAL À VIDRO?

A Nestlé atualmente é a líder entre as marcas de chocolates do país. Porém, uma famosa empresa no segmento e também muito popular, a Garoto acabou tendo uma proibição da Vigilância Sanitária.

O motivo da proibição da Anvisa, foi a suspeita grave de conter pedaços de vidros na composição de alguns lotes, após um equipamento da fábrica ter quebrado no processo de fabricação.

Segundo o portal G1, A Anvisa determinou a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de dois produtos da marca de chocolates Garoto que podem conter pequenos fragmentos de vidros no dia 17 de outubro de 2022.

Os produtos eram as barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com castanhas de caju e chocolate ao leite com castanhas de caju e uvas passas. A agência sanitária também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes:

  • 225212941G;
  • 225312941G;
Número dos lotes proibidos (Foto Reprodução/ Olhar Digital)

Número dos lotes proibidos (Foto: Reprodução/ Olhar Digital)

A orientação que foi dada ao consumidor, na época, é que, caso tenha adquirido tabletes de 80 g dos sabores Castanhas de Caju ou Castanhas de Caju e Uvas Passas da marca, verificar o lote do produto no verso do rótulo, próximo ao lacre.

Se o consumidor, então, identificasse no verso das embalagens os números 225212941Gou 225312941G (códigos dos lotes), ele não deveria  consumir os produtos. Vale destacar que  fragmentos de vidro podem causar lesões na boca ou mucosa, segundo a agência sanitária.

Ainda de acordo com o portal, à época, a Anvisa alertou que somente os lotes citados apresentaram riscos, e temos que deixar bem claro que não há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.

Fora isso, tirando esses lotes, de acordo com informações do TV Foco, todos os produtos da marca Garoto são encontrados com muita facilidade nos principais mercados e redes de compras, provando que a marca ainda é uma das mais consolidadas do ramo.

Chocolates garoto de Caju e Passas continuam sendo vendidos normalmente no mercado (Foto Reprodução/Google Shopping)

Chocolates garoto de Caju e Passas continuam sendo vendidos normalmente no mercado (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL É A ÚLTIMA PROIBIÇÃO DE CHOCOLATES, DE UMA DAS RIVAIS DA NESTLÉ FEITA PELO ÓRGÃO FISCALIZADOR?

A Anvisa solicitou no dia 20 de abril de 2022 o recolhimento de um lote dos chocolates Kinder Choco-Bons Branco fabricados na Bélgica e importados ao Brasil por suspeita de contaminação por salmonela.

A agência relatou que o recolhimento foi necessário porque foi identificada a importação do lote L343R03 para o mercado nacional. Os produtos fabricados pela Ferrero (fabricante dos chocolates Kinder) no Brasil não são afetados pela decisão.

“Já estão sendo tomadas todas as medidas para que o produto não seja encontrado nas lojas, mas é sempre importante que o consumidor saiba identificá-lo por meio da leitura das informações presentes na rotulagem”, informou a Anvisa de acordo com informações do portal G1.

Em nota na época, a Ferrero do Brasil informou que “não comercializa o produto no país” e que “tomou conhecimento de que empresa terceira importou Schoko-Bons”.

A empresa afirmou também que não mantém relações comerciais com a importadora citada e que todos os outros produtos da marca são seguros para consumo e não são afetados por esse recolhimento.

Enquanto isso, as autoridades de saúde da Bélgica solicitaram que a empresa italiana Ferrero, dona da marca Kinder, interrompesse a produção de sua fábrica no país por causa dos casos de salmonela ligados à infecção em chocolates.

Chocolate Kinder Schoko Bons (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Chocolate Kinder Schoko Bons (Foto: Reprodução / Google Shopping)

 

 

Anvisa
Anvisa proibição
Chocolates
Garoto
Kinder
Nestlé
qualicau

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.